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dc.contributor.advisorLopes, Fátima Maria Nobre-
dc.contributor.authorVasconcelos, Renata Gurgel Saraiva-
dc.date.accessioned2018-07-20T12:47:44Z-
dc.date.available2018-07-20T12:47:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Romênia Silva Cordeiro. O ensino de português e a educação matemática no processo de alfabetização de jovens e adultos: um estudo exploratório. 2017. 49f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34256-
dc.descriptionVASCONCELOS, Renata Gurgel Saraiva. "Entrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra!": a prática da contação de histórias na Educação Infantil como estratégia para auxiliar o desenvolvimento da criança. 2018. 42f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.description.abstractThe practice of storytelling is something that pervades action as antiquity. This practice has been consolidated in the formal and informal means of education, since it is an action that, besides providing moments of delight and pleasure, is also an ally to help in the social, cognitive, psychological and affective development of the child, collaborating for the development of the systems as an orality and reading. Taking these considerations, from the thought of Walter Benjamin, Richard Bamberger, Betty Coelho, among other authors, a case study was conducted through interviews with teachers of Early Childhood Education at a public school in the Metropolitan Region of Fortaleza. seeking to understand and ascertain how the teacher looks about this practice and if is being really used to assist in the development of children in early childhood education. In our final remarks we could see that the teaching practice regarding the use of storytelling as mediation for the development of the child in its emotional, psychological, cognitive and social aspects is a requirement that still needs to be understood by teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.titleEntrou por uma porta e saiu pela outra, quem quiser que conte outra!: a prática da contação de histórias na Educação Infantil como estratégia para auxiliar o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA prática da contação de história é algo que permeia as nossas ações desde a antiguidade. Essa prática tem se consolidado tanto nos meios formais como informais de educação, por ser uma ação que, além de trazer deleite e prazer, também é um aliado para ajudar no desenvolvimento social, cognitivo, psicológico e afetivo da criança, colaborando para o desenvolvimento dos sistemas linguísticos como a oralidade e a leitura. Tomando essas considerações, a partir do pensamento de Walter Benjamin, Richard Bamberger, Betty Coelho, entre outros autores, foi realizado um estudo de caso por meio de entrevistas feitas com professoras da Educação Infantil V de uma escola pública da Região Metropolitana de Fortaleza, buscando compreender e averiguar como está o olhar docente a respeito dessa prática e se está sendo realmente utilizada para auxiliar no desenvolvimento da criança na educação infantil. Em nossas considerações finais pudemos perceber que a prática docente relativa ao uso da contação de história como mediação para o desenvolvimento da criança nos seus aspectos emocional, psicológico, cognitivo e social, é um requisito que ainda precisa ser compreendido por parte dos docentes.pt_BR
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