Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34324
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de aplicativo sobre imunização: estudo piloto no ensino superior
Título em inglês: Evaluation of an immunization app: a pilot study in higher education
Autor(es): Lima, Isabela Dantas de Araujo
Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de
Ribeiro, Laiane Medeiros
Funghetto, Silvana Schwerz
Faleiros, Anna Carolina Martins
Ataíde, Flávia Simões de
Guarda, Laíse Escalianti Del Alamo
Vieira, Géssica Borges
Palavras-chave: Educação Superior;Imunização;Inovação
Data do documento: Jan-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citação: LIMA, I. D. A. et al. Avaliação de aplicativo sobre imunização: estudo piloto no ensino superior. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 11-29, jan./jun. 2018.
Resumo: Introdução: O conteúdo referente a imunização é extenso, sendo necessário utilizar novas estratégias para motivar o aluno. Jogos educativos são utilizados como uma ferramenta para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar um jogo educativo (aplicativo para Android) denominado Immunitates, na percepção de estudantes e egressos do curso de graduação em enfermagem. Método: Estudo descritivo transversal, realizado com 21 estudantes e egressos do curso de enfermagem de uma universidade pública de Brasília, em novembro de 2016. A coleta de dados foi mediante um instrumento para avaliação de jogos educacionais proposto por Savi, Wangenheim, Ulbricht e Vanzin, em uma escala tipo Likert. A análise de dados ocorreu por estatística descritiva simples e distribuição de frequência. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: O jogo obteve adequada avaliação conseguindo índice de concordância maior que 80% em 18 dos 20 itens avaliados. Conclusão: O uso de jogos educativos na enfermagem auxilia o estudante no processo ensino-aprendizagem e é uma maneira prazerosa e criativa de revisar conteúdos já estudados. Neste sentido, entendemos que o jogo “Immunitates” é uma tecnologia inovadora no ensino de Imunização no ensino superior em Enfermagem.
Abstract: Introduction: The immunization study content is extensive, and it is necessary to use new strategies to motivate the student. Educational games are used as a tool to facilitate the teaching-learning process. Objective: To Evaluate an educational game (Android app) called Immunitates, by the perception of undergraduate and former nursing students. Method: Quantitative-descriptive study that was carried out with 21 undergraduates and former nursing students from a public university in Brasília, in november, 2016. The data collection was through an instrument for evaluation of educational games proposed by Savi, Wangenheim, Ulbricht, Vanzin, on a Likert scale. The data analysis occurred with simple descriptive statistics and frequency distribution. This research was approved by the Research Ethics Committee and all participants signed the Consent Form. Results: The game obtained adequate evaluation, achieving concordance index greater than 80% in 18 of the 20 evaluated items. Conclusion: The use of educational games in nursing education helps the student in the teaching-learning process and is a pleasant and creative way to review previously studied contents. In this sense, we understand that the game “Immunitates” is an innovative technology in the teaching of Immunization in higher education in Nursing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34324
ISSN: 2525-9563
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_idalima.pdf949,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.