Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3434
Tipo: Dissertação
Título: A Fúria do Corpo, de João Gilberto Noll, sob o Signo da Santíssima Trindade: Errância, Sexo e Escrita
Autor(es): Souza, Francisco Renato de
Orientador: Bylaardt, Cid Ottoni
Palavras-chave: Literatura Brasileira;oão Gilberto Noll;Maurice Blanchot;Errância;Sexo;Escrita;Noll, João Gilberto, 1946 -;Escritores Brasileiros - Crítica e Interpretação;Literatura Brasileira - Crítica e Interpretação;Análise do Discurso Literário;Narrativa (Retórica);A fúria do corpo - Crítica e Interpretação
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: SOUZA, Francisco Renato. A Fúria do Corpo, de João Gilberto Noll, sob o signo da Santíssima Trindade: errância, sexo e escrita. 2010. 113f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Esta dissertação analisa a obra A fúria do corpo, do escritor João Gilberto Noll, a partir de três perspectivas: primeira, o estudo da obra dá-se através do pensamento do filósofo francês Maurice Blanchot, no qual discutimos a construção da linguagem do texto nolliano nos seguintes aspectos: a fragmentação da autoria do texto, a impossibilidade da escrita manter-se estável, a impossibilidade da morte no espaço literário e a errância dos personagens como modo propulsor dos sucessivos movimentos da elaboração da narrativa, dentre outros. Segunda, fazemos um contraponto entre a narrativa nolliana em análise e a mitologia cristã e, em determinados momentos, com a mitologia grega, uma vez que observamos, em A fúria do corpo, a dessacralização dos sagrados mitos cristãos, como por exemplo, o Pecado Original, o nascimento, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo e o Juízo Final; bem como a dessacralização do mito grego de Afrodite, no que se refere à sua significação. Ao tirar o caráter sagrado desses mitos, a escrita de Noll os reveste com uma nova leitura, que subverte o que deles conhecemos comumente. Terceira, por ser o primeiro romance de Noll, A fúria do corpo apresenta a maioria dos temas vindouros da extensa obra do escritor, ora seguindo um ritmo em comum à obra em análise, ora distinguindo-se dela. Desse modo, fazemos um jogo de espelhos, no qual investigamos as recorrências dos temas que aparecem na obra A fúria do corpo e que podem ser observadas em outras obras do mesmo escritor a fim de constatarmos um percurso dessa escrita tão arrebatadora.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3434
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_DIS_ FRSOUZA.pdf692,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.