Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34412
Type: Dissertação
Title: A geometria no ensino da probabilidade
Title in English: The geometry in probability teaching
Authors: Bispo, David Marques
Advisor: Melo, Marcelo Ferreira de
Keywords: Probabilidade;Geometria;Aplicações
Issue Date: 2018
Citation: BISPO, Davi Marques. A geometria no ensino da probabilidade. 2018. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O estudo sobre a história da probabilidade e a probabilidade geométrica tem sido pouco disseminado no cenário nacional. Há uma escassez de trabalhos científicos que abordam esses dois assuntos, muitas vezes a probabilidade é sinônimo de “jogos de azar”. Este trabalho terá como foco a probabilidade geométrica apresentando e discutindo problemas de natureza contínua relacionados a comprimentos de segmentos de retas, áreas de figuras planas ou volumes de sólidos. No trabalho foi apresentado uma retrospectiva histórica dos matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento da probabilidade e em seguida, um estudo sobre probabilidade para ter um embasamento teórico para o objetivo principal da dissertação que é mostrar as aplicações da Probabilidade no campo da Geometria. O trabalho será desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica, que consiste na descrição das características em estudos que recupera o conhecimento científico. Os problemas que serão propostos e trabalhados, muito embora sejam problemas clássicos da Probabilidade Geométrica, são, quase sempre, desconhecidos por muitos professores do ensino fundamental e do ensino médio e, ainda, pela maioria absoluta dos alunos que estão neste nível de escolaridade. Pretende-se assim, trabalhar conceitos de probabilidade geométrica através das aplicações. O tema proposto contribuíra para o aprimoramento do conhecimento matemático e, ainda, apresentará uma dinâmica metodológica diferenciada para o ensino de Probabilidade, uma vez que esse tópico não é muito explorado no Ensino Básico.
Abstract: The study on the history of probability and geometric probability has been little disseminated on the national scene. There is a shortage of scientific papers that address these two issues, often the likelihood is synonymous with "gambling." This work will focus on the geometric probability presenting and discussing problems of a continuous nature related to lengths of straight segments, areas of flat figures or volumes of solids. In the paper was presented a historical retrospective of the mathematicians who contributed to the development of probability and then a study on probability to have a theoretical basis for the main purpose of the dissertation which is to show the applications of Probability in the field of Geometry. The work will be developed based on the bibliographical research, which consists of the description of the characteristics in studies that recover the scientific knowledge. The problems that will be proposed and worked, although they are classic problems of Geometric Probability, are almost always unknown by many elementary and high school teachers and also by the absolute majority of the students that are at this level of schooling. It is intended, therefore, to work concepts of geometric probability through the applications. The proposed theme contributed to the improvement of mathematical knowledge and also presented a differentiated methodological dynamics for Probability teaching, since this topic is not much explored in Basic Education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34412
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_dmbispo.pdf997,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.