Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34515
Title in Portuguese: Informação, imagem e vitória:uma análise de discurso em jornais da imprensa negra da Biblioteca da Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri
Author: Elliott, Ariluci Goes
Aquino, Mirian de Albuquerque
Keywords: Ciência da Informação
Memória
Análise do discurso
Issue Date: 2010
Citation: ELLIOTT, Ariluci Goes; AQUINO, Mirian de Albuquerque. Informação, imagem e vitória:uma análise de discurso em jornais da imprensa negra da Biblioteca da Universidade Federal do Ceará –Campus Cariri. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2010.
Abstract in Portuguese: A Ciência da Informação enquanto área de conhecimento se preocupa em trazer para seus estudos a abordagem transdisciplinar, permitindo interagir com outros campos do conhecimento, a fim de buscar elementos conceituais para contribuir com a sua estrutura teórica e prática para a informação na área da comunicação em busca do conhecimento contextualizado. O debate sobre a memória requer reflexões nas pesquisas em Ciência da Informação, sobretudo quando analisada do ponto de vista de como a história do (a) negro (a) se faz presente, enquanto memória, no discurso jornalístico. Através desses jornais são catalisadas as expressões políticas, institucionais, diálogos socializantes sobre as relações interraciais, legitimando a desigualdade social pela cor da pele. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a construção de imagens sobre os (as) negros (as) no discurso jornalístico, tomando como foco de análise os jornais da imprensa negra, O Menelick e A Pérola, que circularam no ano de 1916. Especificamente pretende: a) identificar e mapear as edições dos jornais da imprensa negra armazenados no repositório da UFC; b) localizar o papel da imprensa negra no campo jornalístico e sua produção no ano de 1916; c) relacionar os discursos sobre o negro, produzidos pela imprensa negra com o contexto histórico, político, econômico e cultural do período analisado. A metodologia mais apropriada para ser utilizada é a que propicia uma abordagem discursiva na linha de Eni Orlandi (2009) e a de Patrick Charaudeau (2009), as quais não se preocupam com a quantificação na construção dos dados, pois estes são reunidos em função de sua qualidade, de suas características, exigindo-nos uma tarefa de conceituação. Diante da análise dos jornais, constatou-se que o negro é apresentado por cenários compostos de protestos, reivindicações, formação educacional e seu desejo de integração na sociedade, ou seja, por um discurso permeado pela busca da sua identidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34515
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:PPGCI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_agelliottmaaquino.pdf776,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.