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Tipo: Dissertação
Título: A tragicidade nas Personagens Femininas de "Onde estivestes de noite" e "A via crucis do corpo", de Clarice Lispector
Título em inglês: The tragical on the Female Characters in "Onde estivestes de noite" and "A via crucis do corpo", by Clarice Lispector
Autor(es): Sousa, Francisca Liciany Rodrigues de
Orientador: Moraes, Vera Lúcia Albuquerque de
Palavras-chave: Literatura Comparada;Feminino;Trágico;Grotesco;Lispector,Clarice,1925-1977.Onde estivestes de noite - Crítica e Interpretação;Lispector,Clarice,1925-1977.A via crucis do corpo - Crítica e Interpretação;Lispector,Clarice,1925-1977 - Personagens - Mulheres;O trágico na Literatura;O sublime na Literatura;Grotesco na Literatura;Mulheres na Literatura;Female;Tragic;Grotesque
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: SOUSA, Francisca Liciany Rodrigues. A tragicidade nas personagens femininas de Onde estivestes de noite e A via crucis do corpo de Clarice Lispector. 2011. 112f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2011.
Resumo: Esta pesquisa objetiva estudar a tragicidade nas personagens femininas das obras Onde Estivestes de Noite e A via Crucis do Corpo, de Clarice Lispector. Através de pesquisa bibliográfica, demonstra que o feminino é o locus em que o trágico se apresenta na obra clariceana. Esse trágico é conceituado como o titubear entre opostos, na entrelinha formada pelo questionamento das personagens acerca da existência de um destino e da autonomia das escolhas. Assim, a mulher, por sua própria situação conflituosa, colocada entre natureza e sociedade, é mais propensa a vivenciar o conflito trágico da condição humana. Focaliza também o sublime e o grotesco na obra da autora, e demonstra que o trágico é evidenciado a partir da complexa relação entre ambos, na busca por transcender os papéis sociais e ligar-se à origem do mundo. Para tanto, serve-se das contribuições de autores como Brandão (1996) e Ricouer (1953), no que tange ao conceito de trágico. Apoia-se também nos pensamentos de Hugo (2007) e Rosenfeld (1993) no concernente às conceituações do sublime e do grotesco, e, por último, relaciona as ideias desses pensadores a de teóricos da obra clariceana, como Almeida (2004) e Pires (2006), bem como com estudiosos das questões femininas, entre esses Beauvoir (1980) e Monteiro (1998).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3456
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