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dc.contributor.advisorBarreto, Sônia Pereira-
dc.contributor.authorXimenes, Salomão Barros-
dc.date.accessioned2012-07-23T16:45:21Z-
dc.date.available2012-07-23T16:45:21Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationXIMENES, Salomão Barros. Fundo público e direito á educação: um estudo a partir dos gastos públicos da União e do Município de Fortaleza. 2006. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3459-
dc.description.abstractIt is not truth that the “minimum State”, consequence of the last cycle of economic liberalization, has as main characteristic a minor intervention in the economic area. Actually, in the point of view of Federal government funds, the State practically duplicated its size in the reform decade - 1990. These reforms radically changed the standard of distribution of the Government funds through a double movement: the “drying up” of the redistributive State’s side, incorporated to the original text of the Federal Constitution of 1988; and the “maximization” of State’s intervention through the direct remuneration of the capital. Considering that the constitutional guarantees for the financing of education, through the entailment of funds, represented an obstacle to the re-allocation of government resources, a series of measures had been taken to destroy them: the so called “unentailment of the Union funds”, the reduction of the under-entailment to basic education, the reiterated disobedience of the constitutional entailments, the tax policy that favors the not entailed tax revenues and the FUNDEF, that caused the acceleration of the municipal attendance with a fewer participation of the Union in the maintenance of basic education. These measures had great impact in the educational reality of Fortaleza, where the municipal system doubled its attendance in less than one decade, which made the gap between the existing physical organization and the right to a minimum standard of quality of education even worse. However, it is not possible to see a modification, similar to the occurred in the Union, in the standard of the distribution of municipal government funds. At the municipal level, the expenditures with education have remained steady in recent years. Therefore, the result of the last reforms was the gradual reduction of the cost per student in basic education, characterizing the “generalization with impoverishment” of the public educationpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.br:pt_BR
dc.subjectPolitica Educacionalpt_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectFundo Públicopt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEducação - Finançaspt_BR
dc.subjectDespesa Pública - Política Governamental - Brasilpt_BR
dc.subjectDespesa Pública - Política Governamental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectOrçamento - Brasilpt_BR
dc.subjectOrçamento - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - Política Governamental - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental - Política Governamental - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectDireito à Educação - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectGovernment Fundpt_BR
dc.subjectEducational Politicspt_BR
dc.titleFundo Público e Direito á Educação: Um Estudo a Partir dos Gastos Públicos da União e do Município de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNão é verdade que o “Estado-mínimo”, resultado do último ciclo de liberalização econômica, tenha como característica uma menor intervenção na esfera econômica. Na verdade, do ponto de vista do fundo público federal, o Estado praticamente duplicou seu tamanho na década de reformas – 1990. Estas reformas mudaram radicalmente o padrão de distribuição do fundo público através de um duplo movimento: o “enxugamento” da faceta redistributiva estatal, incorporada ao texto original da Constituição Federal de 1988; e a “maximização” da intervenção estatal através da remuneração direta do capital. Tendo em vista que as garantias constitucionais de financiamento para a educação, através de receita vinculada ao ensino, representavam um obstáculo ao redirecionamento do fundo público, um conjunto de medidas foram tomadas no sentido de demoli-las: a hoje denominada Desvinculação de Receitas da União, a redução da subvinculação ao ensino fundamental, os reiterados descumprimentos das vinculações constitucionais, a política fiscal e tributária que privilegia a arrecadação não vinculada ao ensino e o FUNDEF, que provocou a municipalização acelerada do atendimento com uma menor participação da União na manutenção do ensino fundamental. Essas medidas tiveram grande impacto na realidade educacional de Fortaleza, onde a rede municipal dobrou seu atendimento em menos de uma década, o que agravou as disparidades entre a rede física existente e o direito a um padrão mínimo de qualidade do ensino. No entanto, não é possível perceber uma mudança, similar à ocorrida na União, no padrão de distribuição do fundo público municipal. No município, as despesas com educação permaneceram estáveis nos últimos anos. Assim, o resultado das últimas reformas foi a progressiva diminuição do gasto-aluno no ensino fundamental, caracterizando a “universalização com pauperização” da educação públicapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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