Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34645
Tipo: TCC
Título: Análise comparativa da arrecadação das receitas tributárias nos municípios cearenses com maior nível de arrecadação nos últimos cinco anos
Autor(es): Sousa, Carlos Maurício de
Orientador: Coelho, Nirleide Saraiva
Palavras-chave: Impostos - Arrecadação - Ceará;Impostos municipais - Ceará;Renda pública
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, Carlos Maurício de. Análise comparativa da arrecadação das receitas tributárias nos municípios cearenses com maior nível de arrecadação nos últimos cinco anos. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: A arrecadação da receita tributária, espécie do gênero receita corrente, é de fundamental importância no contexto da arrecadação total por parte de um município. As principais fontes de recursos financeiros municipais são as transferências de recursos provenientes da União e dos Estados, bem como suas receitas próprias, provenientes em sua maioria dos tributos de sua competência. Através da arrecadação de tributos que sejam de sua competência constitucionalmente definida, os municípios podem realizar os gastos públicos no intuito de promover o bem de toda a municipalidade. O objetivo geral do presente artigo é analisar as receitas tributárias dos municípios cearenses com o maior nível de arrecadação nos últimos cincos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram aplicadas técnicas de pesquisa documental, descritiva e comparativa. Conforme os resultados, concluiu-se que a arrecadação tributária é, de fato, de relevada importância para cada município, correspondendo, no município de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, a cerca de 40% de toda a arrecadação de receitas. Em contrapartida, no município de Barbalha, a arrecadação de tributos representa apenas 3% do total de receitas arrecadadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34645
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_cmsousa.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.