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Tipo: Capítulo de Livro
Título: As práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criança
Autor(es): Gomes, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti
Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Palavras-chave: Criança;Constgrução da personalidade;Brincadeira infantis
Data do documento: 2017
Citação: Gomes, M. R. V. C. S.; Costa, M. F. V. (2017)
Resumo: A criança não nasce e cresce sabendo brincar, o brincar é uma construção feita pela criança por meio de uma aprendizagem realizada no próprio ato de brincar. Nesse ponto de vista, a brincadeira não é inata, mas pressupõe uma aprendizagem, sendo que "esta aprendizagem é eminentemente interativa: antes de tudo o mais, as crianças aprendem com as outras, nos espaços de partilha comum" (SARMENTO, 2004, p. 14). Portanto, trata-se de um processo de apropriação cultural que permite que a criança compreenda e domine as diferentes manifestações da cultura lúdica e os aspectos metacomunicacionais que definem o status ficcional destas atividades. [...]
Descrição: GOMES, Maria Regiane Vidal Costa Simonetti; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. As práticas lúdicas no processo de desenvolvimento e inserção cultural da criança. In: COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PEREIRA, Jaquelândia Aristides; SANTOS, Núbia Agustinha Carvalho; ASTIGARRA, Andrea Abreu; SILVA, Maria Saraiva da (orgs). Infância e relações etnorraciais em pesquisa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 97-112
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34740
ISBN: 978-85-420-1148-7
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