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dc.contributor.authorSilva, Maria Cleidiane Barbosa da-
dc.date.accessioned2018-08-13T14:38:06Z-
dc.date.available2018-08-13T14:38:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Cleidiane Barbosa da. O museu de ciência como cenário da formação docente: saberes e concepções de licenciandos mediadores do Museu Seara da Ciência - UFC. 2018. 117f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34752-
dc.description.abstractThe current research was outlined from the need to understand science museum as an institution that promotes science and contributes with the formation of educators. The main goal of this research was to identify the general contribution of the science museum Seara da Ciênca for the formation of educators of natural sciences. The theoretical rationale that supports the discussion connects concepts from the field of education on science museums, such as the contributions of Marandino (2001, 2003, 2008, 2009); Falk and Dierking (1992) and Queiroz et al., (2002) in dialogue with the teaching knowledge by Tardif (2014) and Carvalho and Gil-Pérez (1995). The research was conducted in the science museum Seara da Ciênca, a promoter of science and technology of the Federal University of Ceara (UFC). The subjects of the research were six scholarship holders who are undergraduate students of the programs of Chemical, Physics and Biological Sciences from the UFC. The research is based on the qualitative, descriptive and explanatory approaches. The adopted method of research is a Case of Study. The procedures of data collecting were: documental analyses, observation and semi-structured interviewing. The results show that the context of educators’ formation identified at the Seara da Ciência is based on the assembled knowledge in the activities of science promotion mediated by the scholarship holders. As mediators, the scholarship holders get in touch with the scientific culture of the science museum and share their knowledge with visiting schools and with the formation in science, which are important experiences to build-up perceptions that create the concepts of Education, Science and Scientific Promotion. It was observed that the framework of educators’ formation receives interference from sectors that manage the scholarships devoted to Extension and Academic Initiation. The main conclusions highlight that the science museum Seara da Ciência supports the formation of science educators through the reshaping of the meaning on teaching and learning of science that occurs outside the spaces of formal education. It is understood that the formation of educators in the field of natural sciences is not limited to the academia during the undergraduate programs, it should also include other relating experiences, such as actions in extension centers and internships in non-formal educational spaces.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Não Formalpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleO museu de ciência como cenário da formação docente: saberes e concepções de licenciandos mediadores do Museu Seara da Ciência - UFCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorLeite, Raquel Crosara Maia-
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa surgiu da necessidade de compreender o museu de ciência como instituição de divulgação científica que contribui para a formação docente. O principal objetivo da pesquisa consistiu em identificar as contribuições do museu Seara da Ciência para a formação docente na área de Ciências da Natureza. O suporte teórico que fundamenta as discussões reporta à conceitos do campo da Educação em museus de ciências representados por Marandino (2001, 2003, 2008), Falk e Dierking (1992) e Queiroz et al., (2002) em diálogo com os Saberes Docentes proposto por Tardif (2014) e Carvalho e Gil-Pérez (1995). A pesquisa foi realizada no museu Seara da Ciência, órgão de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participaram da pesquisa seis bolsistas da Seara da Ciência – licenciandos dos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas da UFC. Trata-se de uma pesquisa alicerçada pela abordagem qualitativa do tipo descritiva e explicativa. O método de pesquisa adotado foi o Estudo de Caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram análise documental, observação e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que a perspectiva de formação docente identificada na Seara da Ciência tem como referência os saberes mobilizados nas atividades de divulgação científica mediada pelos bolsistas. É no papel de mediador que os licenciandos entram em contato com a cultura científica do museu e compartilham saberes com a escola e com a formação em ciência, experiência importante para a construção de concepções que dão origem aos conceitos de Educação, Ciência e Divulgação Científica. Observou-se que a perspectiva de formação docente no museu em estudo sofre interferências dos órgãos administradores das Bolsas de Extensão e Iniciação Acadêmica. Destaca-se como pontos conclusivos que o museu Seara da Ciência contribui para a formação docente em Ciências ao ressignificar concepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências que ocorrem fora dos espaços de educação formal. Entende-se que a formação para a docência na área de Ciências da Natureza não se limita a formação acadêmica, no âmbito dos cursos de licenciaturas, mas experiências relacionadas a esta, como ações de extensão universitária e estágio em espaços de educação não formal.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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