Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorAlencar, Sylvia Elisabeth de Paula-
dc.date.accessioned2012-07-24T12:29:36Z-
dc.date.available2012-07-24T12:29:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationAlencar, S. E. P. ; Ribeiro, L. T. F. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3477-
dc.descriptionALENCAR, Sylvia Elisabeth de Paula. O cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina História. 2007. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.description.abstractThis work has the ain of showing the importance of using movies in the classroom as a historical document and as a didactical source for a dialogical significative and critical learning of the discipline History Besides it makes a retrospective of cinema history and its use for education through many historical flashes and in many countries including Brazil developing a brief memory of educative cinema in Fortaleza In the field research interviews had been carried through with three experienced history teachers who regularly use the cinema in its lessons After all it emphasiles that the competence of seeing acquired with the use of movies in History classes will contribute to the formation of critical people participative and sensible values of which we find ourselves so much deficientpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Dialógicapt_BR
dc.subjectCompetência para Verpt_BR
dc.subjectCinema na Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDialogical Learningpt_BR
dc.titleO cinema na sala de aula: uma aprendizagem dialógica da disciplina Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho tem como escopo apresentar a importância da utilização do cinema na sala de aula como documento histórico e como recurso didático para uma aprendizagem dialógica significativa e crítica da disciplina história Além disso traça uma retrospectiva do cinema e de sua utilização para a educação em vários recortes históricos e em vários países inclusive no Brasil desenvolvendo uma breve memória da história do cinema educativo em Fortaleza Na pesquisa de campo entrevistas foram realizadas com três experientes professores de história que utilizam regularmente o cinema em suas aulas Além do que ele busca ressaltar que a competência para ver adquirida com o uso do cinema nas aulas de história contribuirá para a formação de pessoas críticas participativas e sensíveis valores dos quais nos quedamos tão carentespt_BR
dc.title.enThe cinema in the classroom: a learning dialogical of the discipline Historypt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dis_sepalencar.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.