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Title in Portuguese: Transição ao ensino superior: o processo de escolha e adaptação dos alunos do primeiro ano de graduação
Author: Almeida, Thayanne Mayra Matos de
Advisor(s): Durante, Daniela Giareta
Keywords: Orientação profissional
Orientação educacional no ensino superior
Integração universitária
Issue Date: 2018
Citation: ALMEIDA, Thayanne Mayra Matos de. Transição ao ensino superior: o processo de escolha e adaptação dos alunos do primeiro ano de graduação. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O ingresso ao ensino superior é marcado por uma série de desafios inesperados e complexos e é neste período que o ambiente estudantil se torna um fator preponderante para a construção da identidade do indivíduo, podendo afetá-lo de forma positiva ou negativa. A partir disso, o questionamento que motivou este estudo foi: como se dá o processo de transição à universidade para o aluno ingressante? Para responder a essa questão, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar o processo transitório dos alunos ao ensino superior, que inicia com a escolha do curso, passa pela integração à universidade e culmina com a adaptação ao primeiro ano da graduação. A pesquisa é qualitativa e descritiva. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada, realizada com estudantes ingressantes, em 2018.1, no curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Os relatos dos sujeitos foram analisados a partir da análise de conteúdo. Verificou-se que, embora fatores externos venham a influenciar na escolha pela opção acadêmica, as aspirações pessoais dos alunos, além do desejo de construir uma carreira de sucesso que traga retorno financeiro, são os fatores mais decisivos na hora da escolha acadêmica, principalmente para aqueles que ainda não sabem ao certo que caminho seguir. Quanto às expectativas dos calouros com relação ao ingresso e integração à universidade, ficou evidente no depoimento dos entrevistados que a expectativa gira em torno das novidades que a vida acadêmica irá proporcionar, não só no seu contexto didático, mas principalmente no contexto das relações construídas no decorrer da formação e as experiências que irão agregar valor no seguimento da carreira. No tocante a adaptação identificou-se que a responsabilidade é repartida entre instituição e aluno, onde a universidade atua na concessão da estrutura e apoio apropriados e o aluno atua no interesse em fazer parte das experiências oferecidas no contexto acadêmico. Pode-se concluir que a universidade e o aluno possuem responsabilidade compartilhada no processo transitório. Contudo, é imprescindível a atenção da instituição direcionada aos alunos, em especial aqueles que estão na fase de transição ao ensino superior, bem como a implementação de intervenções de apoio psicossocial que visem minimizar as dificuldades enfrentadas pelos discentes com relação ao novo contexto educacional atrelado as mudanças pessoais.
Abstract: Admission to higher education is marked by a series of unexpected and complex challenges and it is during this period that the student environment becomes a preponderant factor for the construction of the identity of the individual, and can affect it positively or negatively. From this, the question that motivated this study was: how does the process of transition to university for the incoming student take place? In order to answer this question, the main objective of this study was to analyze the transitional process of students to higher education, starting with the choice of the course, passing through the integration with the university and culminating with the adaptation to the first year of graduation. The research is qualitative and descriptive. The information was collected through a semi structured interview conducted with incoming students in 2018.1, in the Executive Secretariat of the Federal University of Ceará. The subjects' reports were analyzed from the content analysis. It was verified that, although external factors influence the choice of the academic option, the personal aspirations of the students, besides the desire to build a successful career that brings financial return, are the most decisive factors in the choice of academics, especially for those who still do not know for sure which way to go. As for the expectations of freshmen regarding admission and integration into the university, it was evident in the interviewees' testimony that the expectation revolves around the novelties that the academic life will provide, not only in its didactic context, but mainly in the context of the relations built in the training and the experiences that will add value in the course of the career. Regarding adaptation, it was identified that the responsibility is shared between institution and student, where the university acts in granting the appropriate structure and support and the student acts in the interest to be part of the experiences offered in the academic context. It can be concluded that the university and the student have shared responsibility in the transitional process. However, it is essential that the institution focus on students, especially those who are in the transition phase to higher education, as well as the implementation of psychosocial support interventions aimed at minimizing the difficulties faced by students in relation to the new educational context linked to the personal changes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34794
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

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