Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, Conceição de Maria Pinheiro-
dc.contributor.authorAlmeida, Soraya Cavalcante de-
dc.date.accessioned2018-08-17T14:17:40Z-
dc.date.available2018-08-17T14:17:40Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationALMEIDA, Soraya Cavalcante de. Gestão democrática: um estudo de sua contribuição para a qualidade educacional. 2011. 69 f. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34862-
dc.description.abstractThe democratic management of affairs is a widely discussed by professionals from various business segments, including by education professionals. Improving the quality of education has gained increasing prominence in studies and research professionals. Since the parameter of democratic school management and its contribution to educational quality, this research aimed to investigate how the democratic management can contribute to improving the quality of education. To this end, we performed a qualitative research through a literature review. Also, a field research, and also a research instrument through analysis of indicators of Quality in Education of the Ministry of Education, using as a tool for data collection a questionnaire which focused on analyzing the views of managers on the contribution of for the democratic management of public schools Horizonte, Ceará. Questionnaires were administered to representatives of four managers of municipal schools of Horizonte, Ceará. After analyzing the results, it was found that the school managers use the model of democratic management, although there are some gaps and challenges to its complete achievement. Amid so many decisions and actions involved in school management, lies the challenge of a shared management that seeks to involve all segments of the school community. It was noted also that, in the opinion of management, shared management is the way to go to obtain a quality education, through the involvement of the entire school community in making decisions and actions of the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleGestão democrática: um estudo de sua contribuição para a qualidade educacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA gestão democrática é um dos assuntos vastamente abordados por profissionais de diversos segmentos empresariais, inclusive pelos profissionais da educação. A melhoria da qualidade educacional ganha cada vez mais destaque em estudos e pesquisas de profissionais da área. Tendo como parâmetro a gestão escolar democrática e sua contribuição para a qualidade educacional, esta pesquisa teve como propósito investigar como a gestão democrática pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de um levantamento bibliográfico. E ainda, uma pesquisa de campo, e também uma pesquisa instrumental através da análise dos Indicadores da Qualidade na Educação do Ministério da Educação, utilizando-se como instrumento para a coleta de dados um questionário focalizando analisar qual a visão dos gestores sobre a contribuição da gestão democrática para as escolas municipais de Horizonte, Ceará. Os questionários foram aplicados aos representantes gestores de quatro escolas municipais de Horizonte, Ceará. Após a análise dos resultados percebeu-se que os gestores escolares utilizam o modelo de gestão democrática, apesar da existência de algumas lacunas e desafios para a sua concretização. Em meio a tantas decisões e ações envolvidas na gestão escolar, reside o desafio de uma gestão compartilhada que busca envolver todos os segmentos da comunidade escolar. Observou-se, ainda, que, na visão dos gestores, a gestão compartilhada é o caminho a ser percorrido para a obtenção de uma educação de qualidade, por meio da participação de toda a comunidade escolar no processo de tomada de decisões e nas ações da escola.pt_BR
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_scalmeida.pdf903,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.