Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35033
Type: TCC
Title: Competência em informação dos bolsistas de iniciação científica da Universidade Federal do Ceará: uma análise dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia
Authors: Silva, Andreza Conceição da
Advisor: Farias, Maria Giovanna Guedes
Keywords: Competência em informação;Iniciação científica;Pesquisa científica
Issue Date: 2018
Citation: Silva, A. C.; Farias, M. G. G. (2018)
Abstract in Brazilian Portuguese: Apresenta os resultados do estudo acerca da competência em informação dos bolsistas de Iniciação Científica dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo básico da pesquisa se configura em analisar as competências em informação dos bolsistas de Iniciação Científica (Pibic) dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia da UFC, a fim de verificar como essas competências influenciam a execução das atividades de pesquisa. A investigação realizada se caracteriza como de cunho exploratório e está pautada nos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se o questionário, o mesmo foi enviado por e-mail aos professores orientadores que direcionaram o formulário a seus respectivos bolsistas. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstraram que os bolsistas de Iniciação Científica possuem competências em informação para buscar, acessar, avaliar e usar a informação, isso lhes permite desempenhar com eficácia as atividades de pesquisa, atuando de maneira adequada e pertinente nos projetos em que estão inseridos. Conclui-se que os bolsistas de Iniciação Científica possuem as competências necessárias para atuar nas atividades de pesquisa de modo que são capazes de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar problemas informacionais e tomar decisões.
Abstract: Presents results of a study about the informational competency of scholarship holders from the Scientific Initiation program at the Library Science and Psychology courses of the Federal University of Ceará. The primary objective of the research is set upon analyzing the informational competency of scholarship holders of Scientific Initiation from the courses of Library Science and Psychology from the University, in order to verify how those competences influence the execution of research activities. The investigation that was carried out was characterized as exploratory in nature and is based on methods of qualitative approach. For data collecting it was used a questionnaire, which was sent via e-mail to the teachers who advise those students, who then sent them to the scholarship holders. The collected data were analyzed by means of content analysis technique with the establishment of categories. The results show that the scholarship holders of Scientific Initiation do possess informational competency skills to search, access, evaluate and use information, which allows them to perform their research activities with more accuracy, acting in an appropriate manner that goes along with the projects in which they are inserted in. Concludes that the Scientific Initiation scholarship holders possess the competences needed to act in activities of research in a way that is capable to mobilize knowledge, skills and attitudes to solve informational problems and to take decisions.
Description: SILVA, Andreza Conceição da. Competência em informação dos bolsistas de iniciação científica da Universidade Federal do Ceará: uma análise dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia. 2018. 108f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35033
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_acsilva.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.