Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Elvis de Azevedo-
dc.contributor.authorSousa, Simone Santos-
dc.date.accessioned2012-07-25T15:51:34Z-
dc.date.available2012-07-25T15:51:34Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUSA, Simone Santos. Corpo-voz em contexto coletivo: ações vocais formativas no canto coral. 2011. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3504-
dc.description.abstractBody and voice are together as an integral tool in the activity of singing. The goal of this work is to understand how this unique body is experienced in the teaching-learning singing. To this end, investigated the build process of the scenic-musical performances developed by Coral da Universidade Federal do Ceará. I used the ideas of Dalcroze and Orff concerning the inclusion of the body in the process of musical education, the experiences with the choir of Villa-Lobos and Marcos Leite, the ideas of the body to the actor proposed by Appia, Artaud and Grotowski, beyond the metaphors body suggested by Patricia Pederiva. I opted for the qualitative approach of ethnographic and descriptive, seeking to elucidate the meanings related to body-question voice in the choir of the UFC, hoping to get greater depth through qualitative methodology. To know the reality of the involved was used as an instrument of data collection interview, conducted with conductors, singers and group physical trainers, in addition to daily rehearsals and performances observed. Subsequently we analyzed the contents of the data collected. In analyzing the data collected, I came to a set of categories that can be summarized as follows: a) meanings of body, b) Difficulties found c) procedures and experiences. The analysis showed the importance of the work of preparing the body integrated vocal technique in the search for a unique body, integral and organic, in which body, voice and movement to integrate more freelypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMusicapt_BR
dc.subjectCorpo-vozpt_BR
dc.subjectCanto Coralpt_BR
dc.subjectSignificados de Corpopt_BR
dc.subjectCanto Coral - Instrução e estudo - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectLinguagem Corporal na artept_BR
dc.subjectCorpo Humano - Aspectos Sociaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCoral da UFCpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectChoral Singingpt_BR
dc.subjectMeaning Bodypt_BR
dc.titleCorpo-Voz em Contexto Coletivo: Ações Vocais Formativas no Canto Coralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCorpo e voz estão juntos como um instrumento integral na atividade de cantar. O objetivo deste trabalho é entender como se vivencia esse corpo único no processo ensino-aprendizagem do canto. Para tal, investiguei o processo de montagem de espetáculos cênico-musicais desenvolvido pelo Coral da Universidade Federal do Ceará. Utilizei as ideias de Dalcroze e Orff que dizem respeito à inclusão do corpo no processo de educação musical; as experiências com coro de Villa-Lobos e Marcos Leite; as ideias de corpo para o ator propostas por Appia, Artaud e Grotowski; além das metáforas de corpo sugeridas por Patrícia Pederiva. Optei pela abordagem qualitativa de caráter etnográfico e descritivo, buscando investigar as significações relacionadas à questão corpo-voz ao acompanhar os ensaios do coral da UFC, esperando conseguir maior grau de profundidade por meio da metodologia qualitativa. Para conhecer a realidade dos envolvidos, foi utilizada como instrumento de coleta de dados a entrevista individual, realizada com regentes, coralistas e preparadores corporais do grupo, além de diários de ensaios e apresentações observadas. Posteriormente foi realizada a análise do conteúdo dos dados coletados. Ao analisar os dados coletados, cheguei a um conjunto de categorias que podem ser resumidas em: a) Significados de corpo; b) Dificuldades encontradas; c) Procedimentos e experiências. A análise mostrou a importância do trabalho de preparação corporal integrado à técnica vocal na busca de um corpo único, integral e orgânico, no qual corpo, voz e movimento se integrem de forma mais livrept_BR
dc.title.enBody-Voice in Collective Context: Voice Actions Formative in Choral Singingpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DIS_SSSOUSA.pdf631,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.