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Title in Portuguese: Impactos da redução do IPI sobre a venda de veículos produzidos no Brasil
Author: Linhares, Gérson Guilherme Lima
Advisor(s): Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Keywords: Imposto sobre produtos industrializados
Política tributária - Brasil
Indústria automobilística
Issue Date: 2015
Citation: LINHARES, Gérson Guilherme Lima. Impactos da redução do IPI sobre a venda de veículos produzidos no Brasil. 2015. 97 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Abstract in Portuguese: O objetivo deste trabalho é analisar os impactos da redução do Imposto sobre produtos Industrializados (IPI) sobre as vendas de veículos (automóveis e comerciais leves) produzidos no Brasil em dois períodos: entre janeiro de 2009 e março de 2010, e entre junho de 2012 e dezembro de 2012. Além disso, procurou-se analisar a importância do crédito para esses dois períodos e descobrir qual das duas políticas anticíclicas foi a mais importante. Para alcançar o objetivo, foi estimado um modelo econométrico denominado Vetor de Correção de Erros (VEC) com as variáveis vendas, preços, crédito concedido para a aquisição de veículos e renda para o período entre junho de 2002 e dezembro de 2012. Após a estimação do VEC, foram feitas simulações do comportamento das vendas para poder obter o impacto da redução do IPI e o impacto do crédito com e sem redução do IPI. Os resultados mostraram que 23,2% das vendas entre janeiro de 2009 e março de 2010 e 16,8% das vendas entre junho e dezembro de 2012 ocorreram em virtude da redução das alíquotas do IPI, confirmando a hipótese de que a redução do IPI seria mais significativa no período subsequente à crise financeira de 2008. O crédito também foi significativo para as vendas nos dois períodos, principalmente no cenário com a redução do IPI, porém seu impacto foi menor do que o impacto do IPI reduzido. Assim, pode-se deduzir que, para uma parcela dos consumidores, apenas a redução do IPI foi suficiente para explicar a aquisição de automóveis e veículos comerciais leves, pois suas decisões de consumo estariam menos baseadas na renda e no crédito e mais no aproveitamento da oportunidade de adquirir veículos com redução de tributos.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the impacts of Tax on Industrialized Products (IPI) reduction on sales of vehicles (cars and light commercial) manufactured in Brazil in two periods: between January 2009 and March 2010, and from June 2012 and December 2012. In addition, we tried to analyze the importance of credit for these two periods and find out which of the two counter-cyclical policies was the most important. To achieve the goal, we estimated an econometric model called vector error correction (VEC) including sales, prices, loans for the purchase of vehicles and income as variables, for the period between June 2002 and December 2012. After estimating VEC, we performed sales behavior simulations in order to obtain the impact of IPI reduction and the impact of credit with and without reduction of the IPI. The results showed that 23.2% of sales between January 2009 and March 2010 and 16.8% of sales, between June and December 2012 occurred because of the IPI rates reduction, which confirms the hypothesis that the IPI reduction would be more significant in the period after the financial crisis of 2008. The credit was also significant for sales in both periods, especially in the scenario with IPI reduction; but its impact was lower than the impact of the reduced IPI. Thus, we can deduce that for a share of consumers, only the IPI reduction was sufficient to explain the acquisition of cars and light commercial vehicles because their consumption decisions would be less based on income and credit and more on taking advantage of the opportunity to purchase vehicles with reduced taxes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35121
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