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Tipo: Dissertação
Título: Hibridação arte e design: experimentando o corpo a partir do vestir
Autor(es): Medeiros, Manuela Fátima Paula de
Orientador: Marinho, Claudia Teixeira
Palavras-chave: Design;Arte;Corpo;Processo criativo
Data do documento: 2018
Citação: MEDEIROS, Manuela Fátima Paula de. Hibridação arte e design: experimentando o corpo a partir do vestir. 2018. 95f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Progrma de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Precisamos repensar a forma como se entende o Design, pelo verniz formal e estético, prioritariamente. As questões de fato e as questões de interesse, como descritos por Latour (2004), são dispositivos conceituais utilizados para pensar o processo de criação de vestidos, que é o objeto da pesquisa. Os vestidos — na perspectiva de hibridação Arte e Design —, por uma compreensão mais complexa do design, são a problemática central, apoiada em Vassão (2010) e Salles (2006). A justificativa da pesquisa se dá pela necessidade de pensar que o papel do Design se concretiza pela construção de sociabilidades. O objetivo é abordar o desenvolvimento de vestidos pelo viés do corpo que se tem a traduzir e construir, repensando, como observadora-participante, os próprios processos criativos.
Abstract: We need to rethink the way Design is understood, through the formal and aesthetic veneer, as a priority. The issues of fact and the issues of interest, as described by Latour (2004), are conceptual devices used to think about the process of creating dresses, which is the object of the research. The dresses - in the perspective of hybridization Art and Design - for a more complex understanding of design, are the central problem, supported by Vassão (2010) and Salles (2006). The justification of the research is given by the need to think that the role of Design is concretized by the construction of sociabilities. The goal is to address the development of dresses by the body's bias that has to be translated and constructed, rethinking, as an observer-participant, the creative processes themselves.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35226
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