Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35252
Tipo: TCC
Título: Teorias de oligopólio e a indústria automobilística brasileira no período de 2006 a 2014
Autor(es): Patrício, Ana Angélica da Silva
Orientador: Silva, José Henrique Félix
Palavras-chave: Concentração industrial;Oligopolios;Indústria automobilística - Brasil
Data do documento: 2015
Citação: PATRÍCIO, Ana Angélica da Silva. Teorias de oligopólio e a indústria automobilística brasileira no período de 2006 a 2014. 2015. 44 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo fazer uma resenha das principais teorias sobre oligopólios e analisar a evolução da concentração e o poder de mercado da indústria automobilística brasileira no período de 2006 a 2014. Pesquisou-se o grau de concentração e o poder de mercado na indústria automobilística brasileira, no período de 2006 a 2014, sob a hipótese da existência de baixa competição neste mercado. Os dados utilizados foram às unidades vendidas de automóveis e veículos comerciais leves coletados junto a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA. Duas medidas de concentração usuais na literatura foram calculadas: o Índice de Hirschman- Herfindahl (HH) e o Índice de Entropia de Theil (ET). Adicionalmente, mediu-se o poder de mercado pode meio do Índice de Lerner. Os resultados permitiram concluir que a indústria automobilística se define como um oligopólio com produtos diferenciados e que as quatro grandes montadoras instaladas há mais tempo no Brasil – Ford, Volkswagen, General Motors e Fiat – perderam participação no mercado, passando de 81,6% em 2006 para 65,08% em 2014. Este fato estilizado foi evidenciado pelos resultados das medidas utilizadas e pode ser entendido como uma consequência dos incentivos dados à produção em território nacional de montadoras estrangeiras. Por fim, pode-se considerar que a indústria automobilística no Brasil se aproxima do modelo de Bertand de competição por preços com produtos diferenciados.
Abstract: This study intended to make a review of the main theories about oligopolies and to analyze the evolution of concentration and market power in the Brazilian automotive industry from 2006 to 2014. The degree of concentration and market power in the Brazilian automotive industry from 2006 to 2014 were studied under the hypothesis of low competition in this market. Annual data of vehicle sold units colected from National Association of Automobile Enterprises – ANFAVEA were used to calculate the Hirschman- Index Herfindahl (HH) and the Entropy Index of Theil (ET). Additionally was measured the market power in this industry using the Lerner Index. The results showed that the auto industry is defined as an oligopoly with differentiated products and that the four major enterprises installed for more time in Brazil - Ford, Volkswagen, General Motors and Fiat - lost market share from 81.6% in 2006 to 65.08% in 2014. This stylized fact was evidenced by the results of the measures used and can be understood as a consequence of the internal fiscal incentives given to foreign vehicle enterprises. Finally, it can be concluded that the auto industry in Brazil approaches the Bertrand model of price competition with differentiated products.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35252
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_aaspatrício.pdf796,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.