Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35365
Title in Portuguese: História do Brasil e Portugal: o ensino do atraso educacional na obra de Fernando de Azevedo e Rômulo de Carvalho
Author: Cavalcante, Maria Juraci Maia
Keywords: Base discursiva
História Educacional de Portugal
Organização de programas de estudo e/ou manuais escolares
Issue Date: 2008
Citation: Cavalcante, M. J. M. (2008)
Abstract in Portuguese: O presente estudo busca compreender a base discursiva inscrita nas cronologias e critérios de periodização da História Educacional de Portugal, com o intuito de estabelecer uma relação de comparação com os marcos temporais da História Educacional do Brasil. O ponto de partida da sua formulação se deveu à constatação de uma disposição muito recorrente, nas primeiras gerações de historiadores da educação brasileira, de avaliar o passado sob o viés de uma apreciação relativa a uma suposta "instalação tardia" de escolas na então colônia portuguesa. Leva, portanto, em consideração uma periodização já consagrada e repisada por algumas iniciativas de configuração da visão de longa duração, seja com o intento de investigação histórica e/ou de ensino, através da organização de programas de estudo e/ou manuais escolares. [...]
Description: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. História do Brasil e Portugal: o ensino do atraso educacional na obra de Fernando de Azevedo e Rômulo de Carvalho. In: RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs). Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 247-261.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35365
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978 85 748 5137 2
Appears in Collections:DHIS - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_capliv_mjmcavalcante.pdf6,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.