Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35450
Título: Teoria dos jogos: análise e ensino dos aspectos do processo de decisão
Autor(es): Santos, Helio de Oliveira
Orientador(es): Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Palavras-chave: Teoria dos jogos
Tomada de Decisões
Processo decisório
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Helio de Oliveira. Teoria dos jogos: análise e ensino dos aspectos do processo de decisão. 2016. 68 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Resumo: Esta monografia mostra como um experimento de tomada de decisão a priori do ensino da Teoria dos Jogos pode incentivar o interesse e o aprendizado dessa teoria. Para tanto, foram realizadas simulações de disputas empresariais em turmas de diversos tamanhos do curso de Economia da Universidade Federal do Ceará. Participaram do experimento 98 alunos entre eles, 61 homens e 37 mulheres. Neste contexto, os estudantes travam uma disputa com um colega de sala, onde os resultados de ambos os jogadores dependem não só das suas próprias ações, como também das decisões do adversário. As simulações são compostas de diversas rodadas que seguem situações bem conhecidas na teoria dos jogos, tendo como incentivo algumas premiações. Dessa forma os alunos são impelidos a formular as próprias táticas para obter o melhor resultado a fim de se alcançar o maior prêmio. Os resultados individuais das decisões são expostos a toda a sala antes do início de outra rodada. O aprendizado se dá inicialmente pelo método clássico de tentativa e erro. Após a análise dos resultados das simulações em sala de aula, os alunos são apresentados à teoria e técnicas convencionais desenvolvidas nos meios acadêmicos. Os resultados do experimento analisados através de um modelo de escolha qualitativa conhecido como logit, revelaram que a maioria dos jogadores se comportou como descrito em teoria e que a fim de alcançar melhores resultados adotaram práticas convergentes com as descritas nos meios acadêmicos. Fato que demonstra que as simulações foram eficientes para despertar o interesse dos alunos nos estudos de jogos.
Abstract: This monograph shows how a decision making experiment can encourage the learning of the game theory. The experiment consisted of business disputes simulations on different classes of the Universidade Federal do Ceará (UFC). 98 students participated on the experiment, 61 men and 37 women. On the experiment the students disputes a game with a classmate, where the results of both players depends, not only of their own actions, but also on the opponent decisions, as stated by the game theory. The simulations are made in multiple rounds following well known situations of the game theory, having a few awards as an encouragement. The students are impelled to formulate their own tactics in order to obtain the best result and the best prize. The individual results are exposed to the whole class before the start of another round. Initially, the learning is made by the classical method of trial and error. After an analysis of the simulations results, theory and conventional techniques, developed in the academy, are presented to the students. The experiment results, analysed with a qualitative choice model known as logit, revealed that most of the players behaved as described in the theory, and in order to reach better results, adopted practices that converges with what is described in academic theory. This fact demonstrates that the simulations were effective in raising the students interest in games studies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35450
Tipo: TCC
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_hosantos.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.