Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35454
Title in Portuguese: Alocação de tempo destinado ao sono e sua influência no rendimento acadêmico dos alunos da FEAAC
Author: Lira, Lívia Barbosa
Advisor(s): Silva, José Henrique Félix
Keywords: Estudantes universitários
Sono -Tempo
Rendimento escolar
Issue Date: 2016
Citation: LIRA, Lívia Barbosa. Alocação de tempo destinado ao sono e sua influência no rendimento acadêmico dos alunos da FEAAC. 2016. 32 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2016.
Abstract in Portuguese: O impacto do sono na produtividade é tema de interesse em Economia. Esse trabalho visa estudar qual o efeito da quantidade de horas dormidas no desempenho acadêmico utilizando Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Os participantes são alunos da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Para isso foi aplicado um questionário sobre as atividades realizadas pelos alunos, no decorrer de uma semana, para captar as horas gastas dormindo, além da alocação do tempo em outras atividades. As regressões foram feitas utilizando o Método de Mínimos Quadrados. Os resultados apresentados indicam que há uma relação positiva entre o IRA e a quantidade de horas dormidas, além de se verificar a presença de rendimentos decrescentes do sono no IRA. Portanto, o sono é uma variável importante na determinação do desempenho do estudante. O conhecimento de sua relevância é de particular interesse para os indivíduos para que eles possam alocar seu tempo de modo a maximizar sua produtividade.
Abstract: O impacto do sono na produtividade é tema de interesse em Economia. Esse trabalho visa estudar qual o efeito da quantidade de horas dormidas no desempenho acadêmico utilizando Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Os participantes são alunos da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Para isso foi aplicado um questionário sobre as atividades realizadas pelos alunos, no decorrer de uma semana, para captar as horas gastas dormindo, além da alocação do tempo em outras atividades. As regressões foram feitas utilizando o Método de Mínimos Quadrados. Os resultados apresentados indicam que há uma relação positiva entre o IRA e a quantidade de horas dormidas, além de se verificar a presença de rendimentos decrescentes do sono no IRA. Portanto, o sono é uma variável importante na determinação do desempenho do estudante. O conhecimento de sua relevância é de particular interesse para os indivíduos para que eles possam alocar seu tempo de modo a maximizar sua produtividade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35454
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_lblira.pdf241,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.