Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Lídia Amélia de Barros-
dc.contributor.authorAndrade, Janaína Alves de-
dc.date.accessioned2018-09-05T10:16:25Z-
dc.date.available2018-09-05T10:16:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAndrade, J.A.;Cardoso, L.A.B.(2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35480-
dc.descriptionANDRADE, Janaina Alves de. Vocabulary learning as a foreign language – case study research in the 8th grade classes of a public school from Eusebio. 2017. 50f. –TCC ( Monografia)- Universidade Federal do Ceará, Curso de Letras, Lingua Inglesa e suas Literaturas. Curso de Graduação em Letras inglês, Fortaleza(CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractVocabulary is an important element of language knowledge. However knowing a word requires more than being able to provide its translation. The interest in the subject comes from observations made in the classroom in which the students point out the lack of vocabulary knowledge as the main limitation to communicate in L2. In addition, English Language gains space in the legislation as a compulsory subject in the Elementary School curriculum.This is an exploratory single case study conducted in a public school from Eusebio that aims to investigate the phenomenon of acquisition of vocabulary to which students are exposed from the textbook. The research finds support in studies of Laufer (2016), Milton (2009), Nation (1990, 2016), Brown (1994), Hulstijn (2001) and others. The relevant theories explored for this study, are the concepts of word, threshold, intentional and incidental approach. This qualitative research attempts to seek the average of vocabulary students acquire from the textbook, the understanding of which approach provides better results, whether is the intentional or incidental teaching of vocabulary, and identify how the textbook affects such knowledge. As inventory of the words from the units 4 and 5 was made. The test used to collect data is the Vocabulary Knowledge Scale – VKS (WESCHE & PARIBAKHT, 1996). A pre-test and a post-test was administered so we could evaluate the growth of vocabulary in each group. Each test had 15 words from the inventory separated by frequency and with mixed parts of speech. The principle of the scale is to measure progressive degrees of word knowledge. The analysis focuses on receptive words because it comprises the words the students understand when they hear or read. The analysis identified that students acquire an average of 35% of the vocabulary they are exposed to. High-frequency words are the most common and also the content words. The intentional approach proved to be more efficient than incidental. The results are in graphs according to the aspects mentioned in the study. The outcomes from this research show that we need to keep focusing on the teaching of vocabulary in order to improve our students knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Estrangeirapt_BR
dc.titleVocabulary learning as a foreign language – case study research in the 8th grade classes of a public school from Eusebiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO vocabulário é um elemento importante do conhecimento linguístico. No entanto, conhecer uma palavra exige mais do que poder fornecer sua tradução. O interesse no assunto vem das observações feitas em sala de aula em que os alunos apontam a falta de conhecimento de vocabulário como a principal limitação para se comunicar em L2. Além disso, a língua inglesa ganha espaço na legislação como disciplina obrigatória no currículo do Ensino Fundamental. Este é um estudo de caso exploratório realizado em uma escola pública de Eusébio que visa investigar o fenômeno de aquisição de vocabulário ao qual os alunos estão expostos pelo livro didático. A pesquisa encontra suporte em estudos de Laufer (2016), Milton (2009), Nation (1990, 2016), Brown (1994), Hulstijn (2001) e outros. As teorias relevantes exploradas para este estudo são os conceitos de palavra, threshold, abordagem intencionais e incidental. Esta pesquisa qualitativa procura buscar a média do vocabulário que os alunos adquirem do livro didático, a compreensão de qual abordagem oferece melhores resultados, seja o ensino intencional ou o incidental, e identificar como o livro didático afeta esse conhecimento. Um inventário das palavras das unidades 4 e 5 foi feito e a partir dele foram retiradas as palavras para os testes. O teste usado para coletar dados é a Escala de Conhecimento de Vocabulário - VKS (WESCHE & PARIBAKHT, 1996). Um pré-teste e um pós-teste foram administrados para que fosse possível avaliar o crescimento do vocabulário em cada grupo. Cada teste teve 15 palavras do inventário separadas por frequência e classes gramaticais. O princípio da escala é medir graus progressivos de conhecimento de palavras. A análise concentra-se em palavras receptivas porque compreende as palavras que os alunos entendem quando ouvem ou leem. A análise identificou que os alunos adquiriram uma média de 35% do vocabulário ao qual estão expostos. As palavras de alta freqüência são as mais comuns, assim como as palavras de conteúdo. A abordagem intencional provou ser mais eficiente do que incidental. Os resultados estão em gráficos de acordo com os aspectos mencionados no estudo. Os resultados desta pesquisa mostram que precisamos continuar focando no ensino de vocabulário para melhorar o conhecimento de nossos alunos.pt_BR
dc.title.enVocabulary learning as a foreign language – case study research in the 8th grade classes of a public school from Eusebiopt_BR
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_jaandrade.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.