Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35645
Title in Portuguese: Melhoria em uma linha de produção com a finalidade de aumentar a produtividade de um armazém de uma indústria de bebidas
Author: Magalhães, Eudoro José Silveira
Advisor(s): Elias, Sérgio José Barbosa
Keywords: Estocagem
Movimentação e manuseio de materiais
Arranjo físico
Estudo de tempos
Issue Date: 2011
Citation: MAGALHAES, E. J. S. (2011)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como objetivo propor uma melhoria para elevar a produtividade de carregamento dentro de uma indústria de cerveja a fim de dar agilidade à entrega de produtos aos clientes. A partir da revisão bibliográfica sobre temas relacionados ao estudo de tempos e com manuseio e movimentação de materiais, formou-se o embasamento teórico necessário para iniciar o estudo da situação atual da empresa. Posteriormente, foi realizado o estudo de tempos da operação de inversão de paletes para calcular qual seriam os ganhos se realizada uma melhoria na linha de produção. Assim, foi possível determinar os objetivos específicos atingidos, como: o aumento em 6% da capacidade de armazenagem da fábrica e a redução do tempo de atendimento em cerca de 5%. Destaca-se que com essa melhoria a unidade carregaria mais de 20.000 paletes, em torno de 20% a mais se comparada com a situação atual, estimando um ganho de 30 milhões de reais.
Abstract: This work aims to propose an improvement to increase the productivity of loading within a brewing industry in order to speed the delivery of products to customers. From the literature review on topics related to the time study and material handling, it’s formed the theoretical foundation needed to begin the study of the current situation of the company. Subsequently, was performed a time study of pallet inversion operation to calculate what would be the gains applied to an improvement of the production line. Thus it was possible to determine the specific objectives achieved, as the increase in 6% of the plant’s storage capacity and the reduction of service time in about 5%. It is noteworthy that with this improvement, the unit would carry more than 20,000 pallets, around 20% more compared with the current situation, estimating a gain of 30 million.
Description: MAGALHÃES, Eudoro José Silveira. Melhoria em uma linha de produção com a finalidade de aumentar a produtividade de um armazém de uma indústria de bebidas. 2011. 52 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35645
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_ejsmagalhaes.pdf3,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.