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dc.contributor.advisorMatthias, Ursula Anne-
dc.contributor.authorSantos, Virginia Braga da Silva-
dc.date.accessioned2018-09-17T23:18:11Z-
dc.date.available2018-09-17T23:18:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, V. B. da S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35739-
dc.descriptionSANTOS, Virginia Braga da Silva. A conquista da felicidade por meio da religião na perspectiva de Al-Fārābī. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAl-Fārābīpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectFilosofia Islâmicapt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectBonheurpt_BR
dc.titleA conquista da felicidade por meio da religião na perspectiva de Al-Fārābīpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorSilva, Francisca Galiléia Pereira da-
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo investigar como, de acordo com Abu Nasr Al-Fārābī (870-875–950), a felicidade é alcançada por meio da religião. Para o desenvolvimento de um trabalho sobre a religião segundo este pensador é preciso que se tome como ponto de partida uma análise sobre o Islamismo e os demais fatores históricos e políticos significativos para a filosofia farabiana. Isto é relevante, pois um dos grandes objetivos do Segundo Mestre (Al-Fārābī é assim citado com referência a Aristóteles que é o Primeiro Mestre) é promover mudanças na comunidade da qual fazia parte. Considerava a importância de formar uma cidade que não fosse regida apenas pela inspiração divina, mas estruturada por leis procedentes da razão humana. Diante disto, elabora um sistema político vinculado ao alcance da felicidade por meio do aperfeiçoamento do indivíduo na comunidade. De acordo com o pensador árabe, o ser humano, semelhante ao que considera Aristóteles na Política, é um animal político que só consegue realizar todos os seus objetivos se estiver em uma comunidade. Dos objetivos humanos, a felicidade é o maior, é o bem mais excelente e o fim último a qual todo indivíduo almeja. Para que alguém possa alcançá-la é necessário saber o que ela é, bem como as ações que devem ser realizadas para sua obtenção. Todavia, nem todas as pessoas, por serem formadas com aspectos distintos, podem por si só chegar ao conhecimento da felicidade. Portanto, é preciso um guia que os direcione para o seu fim, assim demonstra-se a importância da comunidade, visto que nela uns ajudam os outros e são orientados pelo governante que possui os conhecimentos para o alcance da felicidade. Tal comunidade deve ser uma Cidade Virtuosa, na qual o governante utiliza a filosofia como ferramenta de orientação. Contudo, uma vez que os sujeitos são diferentes, há os que não conseguem ser guiados pela vertente filosófica. Com isto, depara-se com a problemática desta investigação: como é possível orientar os cidadãos de forma que possam alcançar a felicidade na comunidade por uma via distinta da filosofia? A hipótese defendida neste trabalho é que a religião é a via intermediária de acesso à felicidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa, parte-se de um trabalho bibliográfico, no qual são utilizadas como fontes principais as obras de Al-Fārābī, dentre as quais pode-se mencionar: A cidade ideal, Livro da política, Livro da religião, Livro das letras e O caminho da felicidade. Por meio destes escritos é possível fundamentar a resposta à questão apresentada.pt_BR
dc.title.enThe conquest of happiness through religion in the perspective of Al-Fārābīpt_BR
dc.description.abstract-frLe présent travail vise à examiner comment, selon Abu Nasr Al-Fārābī (870-875–950), le bonheur est atteint à travers la religion. Pour le développement d'un travail sur la religion selon ce penseur est précis qu'il soit pris comme point de départ une analyse sur l'Islam et les autres facteurs historiques et politiques significatifs pour la philosophie farabienne. Ceci est pertinent, parce que l'un des grands objectifs du Second Maître (Al-Fārābī est ainsi cité en référence à Aristote qui est le Premier Maître) est de promouvoir des changements dans la communauté dont il faisait partie. Il a considéré l'importance de former une cité qui n'était pas seulement gouvernée par l'inspiration divine, mais structurée par des lois dérivées de la raison humaine. En vue de cela, il élabore un système politique lié à l’atteidre du bonheur à travers l'amélioration de l'individu dans la communauté. Selon le penseur arabe, l’être humanin, semblable à ce qu'il considère Aristote en La Politique, est un animal politique qui ne peut atteindre tous vos objectifs si vous êtes dans une communauté. Des buts humains, le bonheur est le plus grand, c'est le bien le plus excellent et la fin ultime que chaque individu aspire. Pour que quelqu'un puisse l'atteindre le bonheur, il est nécessaire de savoir ce que c'est, ainsi que les actions qui doivent être menées pour l'obtenir. Cependant, pas toutes les personnes, parce qu'elles sont formées avec des aspects distincts, peuvent par eaux-mêmes arriver à la connaissance du bonheur. Donc, est nécessaire un guide qui les dirige vers leur fin, démontre ainsi l'importance de la communauté, parce que dans elle certains aident les autres et sont guidés par le gouvernant qui a la connaissance pour atteindre le bonheur. Une telle communauté doit être une Cité Vertueuse, dans laquelle le gouvernant utilise la philosophie comme outil de guidage. Cependant, comme les sujets sont différents, il y a ceux qui ne peuvent pas être guidés par la voie philosophique. Avec cela, nous sommes arrivés au problème de cette recherche: comment les citoyens peuvent-ils être guidés pour qu'ils puissent atteindre le bonheur dans la communauté par une voie différent de la philosophie? L'hypothèse défendue dans ce travail est que la religion est la voie intermédiaire d'accès au bonheur. Pour le développement de cette recherche, partie d’un travail bibliographique, dans lequel sont utilisés comme sources principales les oeuvres d’Al-Fārābī, parmi lesquels on peut citer: La cité vertueuse, Le livre de la politique, Le livre de la religion, Livre de las lettres et Le chemin du bonheur. Au moyen de ces écrits est possible de baser la réponse sur la question présentée.pt_BR
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