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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares-
dc.contributor.authorFarias, Maria Cilvia Queiroz-
dc.date.accessioned2012-08-01T15:04:19Z-
dc.date.available2012-08-01T15:04:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFARIAS, Maria Cilvia Queiroz. Família e escola: uma parceria em busca da competência leitora de crianças da escola pública. 2010. 231f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3576-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLeitura compartilhadapt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectLeitura na famíliapt_BR
dc.subjectParceria família e escolapt_BR
dc.subjectShared readingpt_BR
dc.subjectWritten languagept_BR
dc.subjectReading in the familypt_BR
dc.subjectFamily and school partnershippt_BR
dc.subjectCrianças - Fortaleza(CE) - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Participação dos pais - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectLar e escola - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleFamília e escola: uma parceria em busca da competência leitora de crianças da escola pública.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo analisou o impacto das estratégias de colaboração que as famílias de um bairro da periferia de Fortaleza e a escola situada nessa mesma localidade construíram, em parceria, para desenvolver a competência leitora de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Desenvolvido por meio de pesquisa-ação com dezoito crianças e suas famílias, possibilitou a intervenção com práticas compartilhadas no ambiente familiar. Nesta pesquisa, as crianças interagiram com impressos de diversos gêneros e portadores textuais (contos clássicos da literatura infantil, outros contos em prosa e verso sobre temas variados, revistas infantis, gibis etc.), cujas leituras foram mediadas por pessoas da família. Uma vez por semana, durante quatro meses, cada criança selecionava, em média, cinco exemplares para serem lidos no domicílio, tendo sido proposta, também, uma interação verbal sobre as leituras realizadas, orientadas por uma ficha de leitura. Os sujeitos que participaram da investigação fazem parte de uma comunidade, na qual o índice de analfabetismo é muito alto, e as práticas sociais de leitura identificadas em seus domicílios, além de reduzidas e pouco diversificadas, atendem, na maioria das vezes, a propósitos pragmáticos, não incentivando, portanto, a participação das crianças. Como técnicas de coleta de dados, utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os instrumentos foram: questionário sobre a situação socioeconômica e cultural das famílias, questionário com perguntas abertas e diário de campo. Para a coleta de dados sobre a competência leitora e escritora das crianças, realizamos individualmente uma sequência de atividades de leitura e de escrita e utilizamos dois instrumentos oficiais: a Prova do PAIC e a Provinha Brasil. A partir das análises dos dados, constatamos que a leitura mediada contribuiu para: a compreensão do princípio alfabético; a apropriação de aspectos linguísticos próprios da linguagem literária dos contos; a diferenciação entre aspectos da linguagem oral e escrita; a ampliação e construção de conhecimentos prévios (linguísticos, textuais e de mundo); a compreensão textual (habilidade para identificar o assunto do texto, para identificar informações explícitas no texto e para fazer inferências) e a capacidade de ler criticamente. As contribuições também se estenderam à família, provocando mudanças atitudinais e conceituais em relação à criança e sua aprendizagem. Na análise comparativa dos conhecimentos construídos pelo Grupo Controle e pelo Grupo de Sujeitos, este segundo obteve melhores resultados em todos os quesitos avaliados. Em síntese, constatamos a ampliação dos conhecimentos das crianças referentes à língua escrita bem como desenvolvimento de atitudes favoráveis em relação à leitura e a escrita após a interação das crianças com impressos escolhidos por elas e lidos com a mediação de parceiros da família.pt_BR
dc.title.enFamily and school: a partnership in pursuit of reading competence of public school childrenpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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