Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809
Title in Portuguese: O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática
Author: Silva, José Anazio Cordeiro da
Advisor(s): Holanda, Felipe Dangelo
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) - Matemática
Ferramentas de aprendizagem
Mídia digital
Ensino auxiliado por computador
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, J.A.C. (2015)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho apresenta os benefícios do uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino da matemática, abrangendo o processo das práticas pedagógicas e metodológicas aliadas a essas ferramentas digitais. O objetivo é analisar como esses recursos tecnológicos influenciam diretamente na didática em sala de aula, verificando a função de cada instrumento usado pelo docente dentro do ambiente escolar. A pesquisa apresenta os dados coletados por meio de um questionário realizado nas escolas Roberto Antunes de Freitas e Maria José Coutinho onde se indaga sobre como a utilização das (TICs) melhorou o aprendizado, e quais foram às mudanças vistas com o emprego dessas ferramentas ensino da matemática. Ressalta a importância do uso da TICs dentro da sala de aula resultando em bons índices na aprendizagem do alunado. Evidencia-se a escolha de alguns recursos tecnológicos que estão acessíveis dentro da escola bem como sua significância dentro do aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o suporte tecnológico ilustrado é necessário na melhoria do conhecimento, representando assim uma mudança pedagógica significativa na educação do mundo globalizado.
Abstract: This paper presents the benefits of the use of information and communication technologies in teaching mathematics, covering the process of pedagogical and methodological practices allied to these digital tools. The aim is to analyze how these technological resources directly influence the teaching in the classroom, checking the function of each tool used by teachers within the school environment. The research presents data collected through a survey conducted in schools Roberto Antunes de Freitas and Maria José Coutinho where it asks about the use of (ICT) improved learning, and what were the changes seen with the use of these teaching tools mathematics. It underscores the importance of using ICT in the classroom resulting in good indexes in the student body learning. Highlights the choice of some technological resources that are available within the school and its significance in the improvement in the teaching-learning process. We conclude that the illustrated technological support is needed on improving knowledge, thus representing a significant pedagogical change in the globalized world education.
Description: SILVA, José Anazio Cordeiro da. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática. 2015. 37 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianopolis, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_jadsilva.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.