Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35927
Tipo: TCC
Título: Educação física e saúde coletiva: práticas de uma formação acadêmica
Autor(es): Sampaio, Andréia Fontenele
Orientador: Ferraz, Alex Soares Marreiros
Palavras-chave: Educação Física;Saúde;Saúde Coletiva;Formação
Data do documento: 2016
Citação: SAMPAIO, Andréia Fontenele. Educação física e saúde coletiva: práticas de uma formação acadêmica. 2016. 69 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: A presente pesquisa aborda a formação em Educação Física voltada para a Saúde e a atuação deste profissional em programas de Saúde Pública/Coletiva, tem como objetivo geral analisar como está se dando o processo formativo em Educação Física durante a graduação, levando em consideração particularmente o enfoque dado à área da Saúde e como os graduandos se situam dentro deste cenário, tem como intuito identificar as possíveis lacunas existentes no sistema formativo e eventuais meios de se solucionar esta problemática. Os dados foram obtidos por meio de questionários semiabertos aplicados em quinze alunos do último período do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará de ambas modalidades (licenciatura e bacharelado) e posteriormente analisados nos moldes da metodologia da Análise de Conteúdos, onde se faz presente o processo de categorização, descrição e interpretação dos dados no decorrer da análise. Os resultados adquiridos confirmam o pressuposto da existência de uma lacuna no processo de graduação em Educação Física quando damos um enfoque sobre a área da Saúde, porém, os mesmos também revelam que esta responsabilidade não recai apenas sobre a gestão dos cursos, mas também no interesse dos próprios alunos em buscarem por uma formação mais completa, que agregue conhecimentos a cerca de todas as possíveis áreas de atuação do Profissional de Educação Física e nas orientações advindas por parte dos docentes ao tratarem deste tema
Abstract: This research deals with the formation in Physical Education focused on Health and the performance of this professional in programs of Health Public/Collective, has the general objective analyze how is proceeding the formation process in Physical Education during the graduation, taking into consideration particularly the focus given to the Health area and how graduate students is within this scenario, has the intention to identify possible gaps in the educational system and eventual means of solving this problematic. Data were obtained through semi open questionnaires applied in fifteen students the last period of the course of Physical Education of the Federal University of Ceará of both modalities (honors degree and bachelor degree) and later analyzed in the mold of the Content Analysis methodology, where is made present the process of categorization, description and interpretation of the data in the course of analysis. The results obtained confirm the supposed existence of a gap in the graduation process in Physical Education when we give a focus on the area of Health, however, the same also shows that this responsibility not only rests with the management of the courses, but also in the interest of the students in seeking for a more complete formation, that aggregate knowledges about all the possible areas of action of the Professional of Physical Education and on the guidelines that come from teachers to addressing this theme
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35927
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_afsampaio.pdf850,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.