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Tipo: Dissertação
Título: Implementação de experimentos de Física Moderna no ensino médio: desafios, dificuldades e discussões metodológicas, da concepção a construção do produto educacional
Autor(es): Sousa, Djalma Gomes de
Orientador: Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave: Ensino de Física - material didático;Física moderna;Educação de jovens e adultos
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, D. G. Implementação de experimentos de Física Moderna no ensino médio: desafios, dificuldades e discussões metodológicas, da concepção a construção do produto educacional. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento do ensino de Física no Ensino médio, abordando a problemática do ensino contemporâneo sobre a prática de ensino ainda baseada em aulas expositivas, em geral descontextualizadas, que mantém a metodologia com base em rotinas de cálculos, ensinando a fazer respostas sem questionar ou elaborar as perguntas. Assim propõe uma referencializaçao necessária para que se diminua a distância entre o que se pensa o que se diz e o que se faz, pois existe uma necessidade de que aula vá além da aplicação da ferramenta da matemática e seja focada no arcabouço teórico da Física Contemporânea, principalmente por meio dos problemas resolvidos e de aplicação experimental e teórica nas instituições de ensino superior, mas de fácil execução no ensino médio. Por isso apresenta todas as etapas de pesquisa, construção e aplicação de um Produto Educacional, uma apostilha que apresenta de forma detalhada procedimentos de montagem e modelos de relatórios de experimentos de dois kits, um nomeado “Kit de eletricidade estática e efeito fotoelétrico”, e outro “Kit para determinação da constante de Planck”. A proposta experimental desenvolvida para estes kits traz uma introdução básica que inclui aspectos históricos – científicos bastante relevantes e apresenta as características mais importantes e fundamentais dos fenômenos que devem ser discutidas em pormenor durante a prática experimental. A apostila visa, por meio do experimento, uma maior dialogicidade com os estudantes, na intenção de vencer a dificuldade dos alunos de ensino médio com relação ao ensino de Física Moderna. Assim este trabalho avalia as implicações, problemas e desafios quanto ao uso desta nova metodologia na escola Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Eudes Veras (CEJA). Metodologia aplicada por meio de oficinas de Física na intenção de resolver uma distorção idade/série ainda presente nos CEJAs. Os experimentos foram construídos para estimular a elaboração de hipóteses e construção de modelos sobre os fenômenos observados, mas percebeu-se que os estudantes ainda encontram dificuldade de trabalhar sozinho, relatar suas observações e aversão ainda ao trabalho manual e de equipe. No entanto, de acordo com os resultados da prática desenvolvida com o Produto Educacional houve uma postura de maior motivação, pois o produto foi essencial em estimular o pensamento indutivo – dedutivo, que apesar do nível, os alunos conseguiram, em certa medida, descrever a ciência que está por trás dos procedimentos experimentais com os quais saíram satisfeitos.
Abstract: This work presents the development of Physics teaching in High School, addressing the problem of contemporary teaching on teaching practice still based on lectures, usually decontextualized, which maintains the methodology based on calculation routines, teaching to answer without question or to elaborate questions. Thus, it proposes a necessary reference to reduce the distance between what one thinks and what one says, because there is a need for that class to go beyond the application of the mathematical tool and be focused on the theoretical framework of Contemporary Physics, mainly through solved problems and experimental and theoretical application in higher education institutions, but easy to execute in high school. Therefore it presents all the steps of research, construction and application of an Educational Product, an apostille that presents in detail assembly procedures and experiment report templates of two kits, one named "Static Electricity and Photoelectric Effect Kit", and another "Planck Constant Determination Kit". The experimental proposal developed for these kits provides a basic introduction that includes very important historical and scientific aspects and presents the most important and fundamental characteristics of the phenomena that should be discussed in detail during experimental practice. The apostille aims, through the experiment, a greater dialogue with the students, in order to overcome the difficulty of the students of high school in relation to the teaching of Modern Physics. Thus, this work evaluates the implications, problems and challenges regarding the use of this new methodology in the school, Center for Young People and Adults Education, “Professora Eudes Veras (CEJA)”. Methodology applied through physics workshops in order to solve an age / series distortion still present in the CEJAs. The experiments were constructed to stimulate hypothesis elaboration and model construction on observed phenomena, but it was noticed that students still find it difficult to work alone, to report their observations and still aversion to manual and team work. However, according to the results of the practice developed with the Educational Product there was a posture of greater motivation, because the product was essential in stimulating inductive thinking – deductive, that despite the level, the students succeeded, in a certain way, describe the science behind experimental procedures, and are satisfied.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35957
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