Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36029
Tipo: TCC
Título: A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV
Autor(es): Braga, Felipe Mendonça
Orientador: Cortonesi, Leandro Masuda
Palavras-chave: planejamento das aulas;criatividade;construção do conhecimento
Data do documento: 2016
Citação: BRAGA, Felipe Mendonça. A criatividade dos discentes de licenciatura em educação física no planejamento e intervenção das aulas na escola durante o estágio supervisionado IV. 2016. 41 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Esse estudo procura identificar e fomentar o potencial criativo de discentes do curso de Educação Física (Licenciatura) da Universidade Federal do Ceará, averiguar barreiras que inibem a criatividade durante o planejamento das aulas e os recursos utilizados nas intervenções durante o estágio supervisionado IV, em escolas públicas ou particulares com alunos do Ensino Médio. A pesquisa deste trabalho procura expor que por meio da criatividade, como utilizar materiais alternativos (recicláveis por exemplo), é possível que os estagiários realizem uma aula dinâmica, nova e que surpreenda os alunos da escola, por intermédio também da sua participação na construção do conhecimento, juntamente com elaboração de ideias que podem transformar as aulas em um ambiente agradável e democrático, no qual os mesmos deixarão de ser espectadores do método tradicional de memorização e reprodução de ensino, e vão passar a ser críticos, autônomos e participativos. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário qualitativo produzido pela ferramenta digital google drive, no qual os discentes participantes mostraram que atividades criativas podem ser levadas para as aulas e que a criatividade é relevante para as aulas de Educação Física na escola
Abstract: This study sought to identify and encourage on the creative potential of students of the Physical Education course (graduation) of the Federal University of Ceará, detect barriers that inhibit your creativity when planning classes and resources used in interventions during the supervised stage IV in public schools or private with high school students. The research of this paper attempts to draw that through creativity, as to use of alternative materials (recyclable for example), the trainees can perform a dynamic class, new and surprise for students at school through also its participation in the construction of knowledge, along with elaboration of ideas that can transform the classes in a pleasant environment and democratic, in which students will no longer be spectators of the traditional method of memorization and reproduction of teaching, and are going to be critical, autonomous and participatory. Data collection was conducted through a qualitative questionnaire produced by digital tool google drive, in which participants showed students that creative activities can be brought to class and that creativity is important for physical education classes at school
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36029
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_fmbraga.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.