Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36104
Tipo: TCC
Título: Manejo de pastagens e de bovinos leiteiros
Autor(es): Gurgel, Silvânia Ledicia Loiola
Orientador: Cândido, Magno José Duarte
Palavras-chave: Bovino de leite;Pastagens-manejo;Ordenha
Data do documento: 2015
Citação: GURGEL, Silvânia Ledicia Loiola. Manejo de pastagens e de bovinos leiteiros. 2015. 40 f. Monografia (Graduação em Zootecnia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: A produção de ruminantes em pastagens apresenta vantagens em relação a outros sistemas de produção, por ser o pasto o alimento disponível para o animal a um menor custo. Todavia, de modo geral, os sistemas de produção em pastejo apresentam ineficiência na utilização das áreas com um elemento agravante que é a degradação de pastagens. Nesse quesito os sistemas de Integração LavouraPecuária-Floresta (ILPF) se mostram como uma alternativa viável de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas. Para áreas passiveis de irrigação, como os perímetros irrigados, o manejo intensivo de pastagens pode ser uma atividade rentável ao produtor, especialmente o de pequeno porte, uma vez que pode maximinizar a produção por animal e por área. O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre estágio supervisionado obrigatório realizados na área de manejo de pastagens e de bovinos leiteiros. As atividades executadas durante o estágio ocorreram em dois lugares distintos: na Unidade de Extensão e Pesquisa (UEPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte e no Sítio Pasta. Durante o período do estágio na UEPE as atividades desenvolvidas foram relacionadas à coleta de dados da palma forrageira, capim-búffel e milheto. As atividades realizadas consistiram em adubação, irrigação, ensaios de morfogênese e corte. Ainda na UEPE foram coletadas mudas de jurema preta nos arredores da unidade. Já no sítio Pasta foram acompanhados o manejo de pastagens irrigadas e da atividade de bovinocultura leiteira.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36104
Aparece nas coleções:ZOOTECNIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_sllgurgel.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.