Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaratti, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.contributor.authorJuvêncio, Vera Lúcia Pontes-
dc.date.accessioned2018-10-03T12:27:46Z-
dc.date.available2018-10-03T12:27:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCaratti, R. L.; Ribeiro, A. P. M.; Juvêncio, V. L. P. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36157-
dc.descriptionCARATTI, Ricardo Lima; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes. Modelo de coleta de dados baseado em enquetes dinâmicas e interativas para avaliação de rede escolar. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1993-2013.pt_BR
dc.description.abstractAccording to recent official statistical studies, Brazil has been showing increasing and surprising number of people with access to mobiletechnologies and internet in different age and social groups. Also, the number of users of social networks like WhatsApp and Facebook has been increasing in the same proportion. These social networking has made millions of people exchange messages on a variety of topics in a direct and interactive ways. About the technology infrastructure in schools, including internet access, the data are equally surprising. This new Brazilian reality and the new communication paradigms used in social networks as well can bring new opportunities in the field of school evaluation processes, especially in the way that data can be collected. So, this paper presents a proposal of data collection model based on surveys constructed dynamically or ad-hoc and that can be sent directly to the target audience to be evaluated. This model also proposes the systematic improvement of the data quality by using interactive process where new questions must be made based on previous answers, either to debug previous responses or to enrich the knowledge base.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectColeta de dadospt_BR
dc.subjectAvaliação de Rede Escolarpt_BR
dc.subjectEnquete dinâmicapt_BR
dc.subjectData collectorpt_BR
dc.subjectEducation Network Evaluationpt_BR
dc.subjectDynamic surveypt_BR
dc.titleModelo de coleta de dados baseado em enquetes dinâmicas e interativas para avaliação de rede escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrLevantamentos e estudos recentes realizados por instituições oficiais, no Brasil, mostram um crescimento surpreendente do número de habitantes, nas mais diferentes faixas etárias e camadas sociais, com acesso às tecnologias móveis e internet. Além disso, o uso intensivo das redes de sociais por meio de aplicativos como WhatsApp e Facebook também vem crescendo na mesma proporção permitindo, dessa forma, a participação direta e interativa de milhões de pessoas no mais variados temas e cenários da vida cotidiana. No que se refere à infraestrutura de tecnologia nas escolas, incluindo acesso à internet, os dados são igualmente animadores. Diante dessa realidade, descortina-se a possibilidade de uso das tecnologias móveis em novos modelos de coleta de dados. Desse modo, este artigo objetiva apresentar uma proposta de modelo de coleta de dados baseado em enquetes e questionários construídos dinamicamente ou ad-hoc que possam ser enviados diretamente ao público-alvo a ser avaliado. Este modelo propõe, ainda, que as informações coletadas enriqueçam sistematicamente, por meio do processo interativo e com base em respostas de questões anteriores, consultas ou avaliações subsequentes mais seletivas e precisas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rlcarattiapmribeirovlpjuvencio.pdf280,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.