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Tipo: Artigo de Evento
Título: Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza /CE
Autor(es): Freire, Emanuella Sampaio
Carvalho, Alanna Oliveira Pereira
Alves, Eveline Valério
Assunção, Sandra Maria Tavares
Palavras-chave: Avaliações em larga escala;Descritores longitudinais;SPAECE;Large-scale assessments;Longitudinal descriptors;SPAECE
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Freire, E. S.; Carvalho, A. O. P.; Alves, E. V.; Assunção, S. M. T. (2016)
Resumo: As avaliações externas em larga escala têm, dentre outros objetivos, o de acompanhar a qualidade da educação através do diagnóstico do desempenho dos alunos submetidos aos testes. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) possui o propósito de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do estado. Para tanto, a sua efetivação no estado do Ceará, que se faz desde os anos de 1990, revela uma trajetória significativa no desenvolvimento do sistema de avaliação e suas finalidades às ações educacionais, que incide em pesquisas e reflexões acerca dos seus resultados. O presente estudo pretendeu investigar o resultado do teste de desempenho do SPAECE dos alunos do 2°ano do Ensino Fundamental do município de Fortaleza, a partirdos relatórios de desempenho e sua contextualização. De abordagem qualitativa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental para analisar de forma longitudinal os resultados do SPAECE no período de 2013-2016. Após a análise, verificou-se que progressivamente os alunos do 2°ano do Ensino Fundamental avançaram no desempenho, no entanto as habilidades que envolvem a inferência de informação verbal e reconhecimento do assunto de um texto ainda se caracterizam como complexas para esses alunos. A proposta da avaliação diagnóstica, como o SPAECE, recai na constante reflexão de medidas que sejam interventoras na aprendizagem de todos os envolvidos – alunos, professores, técnicos e gestores.
Abstract: The large-scale external evaluations have, among other goals, to monitor the quality of education through the diagnosis of the performance of pupils submitted to the tests. The Permanent System of Evaluation of basic education of Ceará (SPAECE) has the objective of promoting a fair and quality education for all public-school students in the State. Therefore, your execution in the State of Ceará since the year 1990, reveals a significant track record in the development of the system of evaluation and its purposes educational actions that focuses on research and reflections about their results. The present study sought to investigate the test result of SPAECE performance of 2° year of elementary school in the city of Fortaleza, from the performance reports and your contextualization. The qualitative approach research, was used the bibliographic and documentary research to analyze the results of the longitudinal SPAECE in the 2013-2016 period. After analysis, it was found that the students of 2° year of elementary school have advanced in performance, however, the skills that involve verbal information inference and recognition of the subject of a text, even if characterized as complex for those students. The proposed diagnostic evaluation as the SPAECE, lies in the constant reflection of measures which are interventors in the learning of all involved-students, teachers, technicians and managers.
Descrição: FREIRE, Emanuella Sampaio; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; ALVES, Eveline Valério; ASSUNÇÃO, Sandra Maria Tavares. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): um estudo longitudinal dos resultados dos alunos do 2° do ensino fundamental de língua portuguesa do município de Fortaleza/CE. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 435-460.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36187
ISBN: 978 85 8126 158 4
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