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Tipo: TCC
Título: Design lúdico: percurso meditativo como forma de trabalhar as funções executivas para público juvenil com TDAH
Autor(es): Pereira, Lana Carolina Silva
Orientador: Barros, Camila Bezerra Furtado
Palavras-chave: TDAH;Meditação;Design lúdico;Design de jogos;Percurso lúdico
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, L. C. S. Design lúdico: percurso meditativo como forma de trabalhar as funções executivas para público juvenil com TDAH. 2018. 77 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018
Resumo: No presente trabalho tratamos de uma pesquisa que atua como intercessão entre estudos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, meditação e as áreas de design lúdico e design de jogos. Nosso objeto de pesquisa refere-se a um jogo que atue como ferramenta de incentivo ao uso da meditação para pré-adolescentes com TDAH, promovendo o exercício das funções executivas, que são capacidades afetadas pelo transtorno. No decorrer deste trabalho, analisamos quais são as características do TDAH e propomos a meditação como uma forma de intervenção comportamental mediada pelo jogo Ânima, desenvolvido como produto projetual desta pesquisa. Para tanto, estudamos as características que compõem a ludicidade e, por isso, decidimos optar pelo percurso lúdico. Fez-se necessário o estudo de design de jogos e características do jogo, aportado nas discussões teóricas de Crawford (1982), Rouse (2005), entre outros. Utilizamos uma metodologia híbrida, composta pelos processos projetuais de Bonsiepe (1984), especificada através das etapas descritas por Albuquerque (2010), visto que este aborda métodos relacionados ao design de jogos.
Descrição: .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36354
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