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Type: Tese
Title: Ensino religioso entre catequese e ciências da religião: uma avaliação comparativa da formação dos professores do ensino religioso no Brasil e da aprendizagem interreligiosa na Alemanha em busca de um ensino religioso interteológico e interdisciplinar
Title in English: Religious education between catechesis and religious studies: a comparative evaluation of the formation of teachers of Brazilian religious education and German interreligious learning, searching for an intertheological and interdisciplinary religious education
Authors: Becker, Michael Reinhard Maria
Advisor: Mc Donald, Brendan Coleman
Keywords: Avaliação educacional;Ensino Religioso;Aprendizagem Interreligiosa;Pósmodernidade;Epistemologia;Formação de Professores;Educational evaluation;Religious Education;Interreligious Learning;Postmodernity;Epistemology;Teacher Formation;Religião e Educação;Educação Religiosa – Brasil;Educação Religiosa - Alemanha;Ensino Religioso - Brasil;Ensino Religioso - Alemanha;Formação de Professores de Religião - Fortaleza (CE);Formação de Docentes de Ensino Religioso - Fortaleza (CE);Ciências da Religião – Ensino - Brasil;Currículo Interdisciplinar;Licenciatura Plena em Religião – currículo;Conteúdos Curriculares - Formação de Docentes de Ensino Religioso
Issue Date: 2010
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: BECKER, Michael Reinhard Maria. Ensino religioso entre catequese e ciências da religião: uma avaliação comparativa da formação dos professores do ensino religioso no Brasil e da aprendizagem interreligiosa na Alemanha em busca de um ensino religioso interteológico e interdisciplinar. 2010. 328f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objeto de estudo desta pesquisa é o Ensino Religioso [ER] e a formação de seus docentes no Brasil e na Alemanha. Objetivou-se avaliar o Ensino Religioso interreligioso e a formação dos seus docentes no Brasil e compará-lo com a concepção da aprendizagem interreligiosa no ER alemão. O trabalho estrutura-se conforme o tripé metodológico do ver-julgar–agir ao que corresponde as três partes principais com dois capítulos cada qual, seguindo o método hermenêutico. Na primeira parte avaliam-se os contextos sócio-cultural, jurídico e epistemológico do ER no Brasil. Adota-se um conceito de pósmodernidade positivo, não como “depois da modernidade” ou até “anti-modernidade”. No sentido de uma crítica radicalizada à racionalidade moderna pressupõe-se uma continuidade dialética entre modernidade e pósmodernidade. A avaliação do contexto epistemológico do ER leva à conclusão de que um ER baseado nas Ciências da Religião com suas pretensões de neutralidade científica insere-se numa postura moderna e não parece apto para preparar os alunos para uma leitura adequada do fenômeno religioso pós-moderno. Opta-se, portanto, por um novo ER aqui denominado de “interteológico”, contudo, essencialmente interreligioso e interdisciplinar. Para sua realização sugere-se a formação de um colegiado constituído por membros de diversas tradições religiosas e representantes de diversas disciplinas das Ciências da Religião. A segunda parte do trabalho avalia a formação dos docentes de ER em Fortaleza comparando-o com a concepção da aprendizagem interreligiosa na Alemanha. Conclui-se que a formação dos docentes de Ensino Religioso em Fortaleza corresponde às exigências de uma boa formação de professores em geral, mas com lacunas no que diz respeito aos aspectos da interreligiosidade e interdisciplinaridade. Em consequência dessa constatação elabora-se, na terceira parte do trabalho, uma base teórica e matriz curricular de formação dos docentes de ER que assume decididamente os insights da pósmodernidade, inspirando-se nas metáforas da rede de conhecimento, do rizoma, da espiral, do jogo e do sistema aberto. Resultado é uma matriz curricular em forma de rede que contorna a proposta inicial de um ER interteológico, interreligioso e interdisciplinar organizado mediante colegiado de docentes constituído por membros das diversas tradições religiosas e Ciências da Religião presentes e vigentes no cenário plurireligioso brasileiro.
Abstract: Object of this research is the Religious Education [RE] and formation of teachers in Brazil and Germany. It was aimed to evaluate the inter-religious education and formation for their teachers in Brazil and to compare it with the conception of inter-religious learning in German RE. Following hermeneutic methodology, this thesis is structured according to triple-step-method (see-judge-act). To that corresponds the three main parts each one having two chapters. In the first part the socio-cultural, legal and epistemological context of RE in Brazil are analyzed. Therefore a positive concept of postmodernity is adopted, not as “after modernity” or even “anti-modernity”. In the mean of a radicalized critique towards modern rationality a continuing dialectic between modernity and post modernity is assumed. The analysis of the epistemological context of RE leads to the conclusion that RE based on Religious Sciences with its claims of scientific neutrality is inserted in a modern concept and does not seem able to prepare students for an appropriate reading of the postmodern religious phenomenon. Therefore decision was taken for a new RE designated here as “intertheological”, however, essentially inter-religious and inter-disciplinary. In order to his realization the formation of a colleague council composed of members of different religious traditions and representatives of various disciplines in Religious Sciences is suggested. The second part of the study evaluates the formation of RE teachers in Fortaleza comparing it with the conception of inter-religious learning in Germany. It is concluded that the formation of RE teachers in Fortaleza meets the requirements of a good formation of teachers in general, but with gaps in relation to the aspects of inter-religious and inter-disciplinary education. In consequence of this ascertainment a theoretical basis as well as a curricular mold for the formation of RE teachers that assumes decidedly the insights of postmodernity, drawing on metaphors of network knowledge, of rhizome, of spiral, of game and of open system is drawn up in the third part of that thesis. The result is a curricular model in form of a network that bypasses the initial proposal for an inter-theological, inter-religious and inter-disciplinary RE. Such RE has to be organized by a colleague council composed of members of different religious traditions and Religious Sciences as they are being present and influential in multireligious Brazilian scenarios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3645
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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