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Title in Portuguese: Ambiente escolar para a prática da educação fisica em Escolas publicas de fortaleza – ce
Author: Lima, Luzia Vanessa Alves
Advisor(s): Gonzalez, Ricardo Hugo
Keywords: Ambiente Escolar
Educação Física escolar
Espaços físicos
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, L. V. A. (2017)
Abstract in Portuguese: A educação física na escola tem a intenção de colaborar com desenvolvimento humano dos escolares, estimulando e auxiliando a aprendizagem de outros conteúdos. Para atingir tais resultados é necessário o mínimo de infraestrutura e materiais didáticos. Nesse sentido, para que os conteúdos da disciplina possam ser plenamente desenvolvidos pelos professores e as experiências sejam absorvidas de maneira proveitosa pelos alunos é preciso que haja condições materiais e de infraestrutura adequadas, as quais no presente trabalho chamamos de ambiente escolar para o ensino e prática da educação física. O objetivo geral foi analisar o ambiente escolar existente para o ensino e prática da educação física no ensino fundamental nas escolas municipais de Fortaleza-CE. Trata-se de um estudo tranversal. O cenário da pesquisa foram 12 escolas, duas por cada uma das seis regionais do municipio. O questionário utilizado foi Inventário de Avalição do ambiente escolar de autoria do grupo de pesquisa em estilo de vida e saúde da Universidade de Pernambuco adaptado e foi administrado na forma de observação e entrevista com gestores das instituições de ensino para coleta de informações sobre a oferta das aulas de educação física, recreios, atividades estracurriculares oferecidas e instalações físicas existentes na escola. Os resultados mostraram que todas as escolas oferecem duas aulas de educação física por semana. Foi observado que 75% das escolas possui ginásio coberto, porém ainda existem escolas sem o espaço adequado para as aulas. Verificou-se que 75% da amostra oferecem atividades extracurriculares, e estas são gratuitas. Entre as modalidades oferecidas nas escolas o futsal foi a mais ofertada com 58,3%. As escolas que contam com sala de recreação, pátio, jardim e horta são apenas 8%. Nas escolas que possuíam quadras ou ginásio, 90% delas tinham traves e destas 70% tinham pelo menos uma marcação para esportes como futsal, basquete e vôlei. Em relação a outros espaços, piscina, parquinho e outros não foram encontrados em nenhuma escola da amostra. Concluímos que o ambiente para as aulas da Educação Física na instituição pública de ensino do município de Fortaleza se encontra em estado de alerta. Já que, consideramos a educação física escolar fundamental na vida dos escolares, pois ela auxilia, entre outros aspectos, a melhoria do estilo de vida dos alunos. Sendo assim, torna-se fundamental que os alunos tenham condições ambientais adequadas para as aulas.
Abstract: The physical education in the school intends to collaborate with the human development of the students, stimulating and aiding the learning of other contents. To achieve these results, a minimum of infrastructure and didactic materials are necessary. In this sense, in order for the contents of the subject to be fully developed by the teachers and the experiences are absorbed in a profitable way by the students, there must be appropriate material and infrastructure conditions, which in the present work we call the school environment for teaching and practice Of physical education. The general objective was to analyze the existing school environment for the teaching and practice of physical education in elementary education in the municipal schools of Fortaleza-CE. This is a cross-sectional study. The scenario of the research was 12 schools, two for each of the six regional of the municipality. The questionnaire used was an Assessment Inventory of the school environment authored by the lifestyle and health research group of the University of Pernambuco adapted and was administered in the form of observation and interview with managers of educational institutions to collect information on the offer of the Physical education classes, playgrounds, offered stroracural activities and physical facilities at school. The results showed that all schools offer two physical education classes per week. It was observed that 75% of the schools have a gymnasium covered, but there are still schools without adequate space for classes. It has been found that 75% of the sample offer extracurricular activities, and these are free. Among the modalities offered in schools futsal was the most offered with 58.3%. Schools that have rec room, patio, garden and vegetable garden are only 8%. In schools that owned blocks or gymnasium, 90% of them had beams and of these 70% had at least one marking for sports like futsal, basketball and volleyball. In relation to other spaces, swimming pool, playground and others were not found in any school of the sample. We conclude that the environment for Physical Education classes in the public teaching institution of the city of Fortaleza is in a state of alertness. Since we consider school physical education as fundamental in the life of schoolchildren, since it helps, among other aspects, the improvement of students' lifestyles. Therefore, it is fundamental that the students have adequate environmental conditions for the classes.
Description: LIMA, Luzia Vanessa Alves. Ambiente escolar para a prática da educação fisica em Escolas publicas de fortaleza – CE. 2017. 50 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36517
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