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Tipo: TCC
Título: Avaliação de uma intervenção fundamentada na promoção da saúde na educação física escolar
Autor(es): Gomes, Michell Plattini Nascimento
Orientador: Soares, Edson Silva
Palavras-chave: Promoção da saúde.;Educação Física escolar;Avaliação
Data do documento: 2017
Citação: GOMES, Michell Plattini Nascimento. Avaliação de uma intervenção fundamentada na promoção da saúde na educação física escolar. 2017. 104 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: A proposta de promoção da saúde visa a reunir esforços para buscar mudanças na forma como o homem encara a relação saúde-doença. Seus princípios estão elencados a partir da Carta de Ottawa (1986). O objetivo desse trabalho é realizar a avaliação de uma intervenção fundamentada na promoção da saúde na Educação Física escolar, identificando fatores que contribuíram ou não para o bom desenvolvimento do tema, as concepções que os estudantes têm sobre saúde e analisar o ambiente escolar como promotor de saúde através da visão dos alunos. A metodologia aplicada é de caráter qualitativa, com recursos analíticos da pesquisa educacional e de pesquisa-ação, como entrevistas, observações e registros de atividades e reflexões surgidas. Foram desenvolvidas seis aulas, com pontos de partida pautados nos princípios da promoção da saúde, testes e medidas e alimentação saudável. Os alunos também responderam um questionário com itens relacionados à dimensão pedagógica, estrutural e relacional correlacionados à promoção da saúde. Ao final das aulas, os alunos elaboraram um mini-projeto sobre promoção da saúde com propostas voltadas para a escola. Os resultados da pesquisa apontaram que fatores como utilização de ambientes não convencionais para as aulas, imagens, autonomia, professor-mediador e empoderamento contribuíram positivamente para as aulas, enquanto projeto pedagógico e Ensino Médio e as influências da mídia não contribuíram de forma positiva para as aulas. Dessa forma, ressalta-se que a temática promoção da saúde pode ser trabalhada nas aulas de Educação Física, uma vez que a mesma contribuirá para o fortalecimento da autonomia e o senso-crítico dos alunos sobre saúde e a sociedade de uma forma geral.
Abstract: The proposed health promotion aims to gather efforts to seek changes in the way man views the health-disease relationship. Its principles are listed from the Ottawa Charter (1986). The objective of this work is the evaluation of an intervention based on the promotion of health in the Physical Education school, identifying factors that contributed or not to the good development of the theme, the students' conceptions about health and to analyze the school environment as health promoter Through the students' vision. The applied methodology is qualitative, with analytical resources of educational research and action research, such as interviews, observations and records of activities and reflections. Six classes were developed, starting with the principles of health promotion, testing and measures, and healthy eating. The students also answered a questionnaire with items related to the pedagogical, structural and relational dimension correlated with health promotion. At the end of the classes, the students developed a mini-project on health promotion with proposals aimed at the school. The results of the research indicated that factors such as the use of unconventional environments for classes, images, autonomy, teacher-mediator and empowerment contributed positively to the classes. Pedagogical Project and High School and the influences of the media did not contribute positively to the classes. Thus, it is emphasized that the theme of health promotion can be worked out in Physical Education classes, since it will contribute to the strengthening of students' autonomy and sense of criticism about health and society in general.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36534
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