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dc.contributor.advisorGonzalez, Ricardo Hugo-
dc.contributor.authorBrasil, Rafael Alexandre-
dc.date.accessioned2018-10-18T16:04:26Z-
dc.date.available2018-10-18T16:04:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRASIL, R. A. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36567-
dc.descriptionBRASIL, Rafael Alexandre. As barreiras pessoais enfrentadas por estudantes para prática de educação física no ensino fundamental. 2017. 43 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe Institutional Program for Teaching Initiation is an initiative for the improvement and appreciation of teacher education for basic education. The program grants scholarships to undergraduate students, participants in projects for initiation to teaching. Through this program it was observed that there are students of the elementary school of the public school teacher Martinz de Aguiar, of the city of Fortaleza, that do not participate in the practical classes of Physical Education. The objective of this research was to analyze the personal barriers involved in the process of non adherence to Physical Education practice in these students. The study is qualitative and cross-sectional. To identify the students who did not participate in the classes, we accompany during a bimester four classes of elementary school, from the 6th to the 9th grade. After identifying non-participants, they were invited to participate in the study, after accepting and signing a free and informed consent form, the students answered a questionnaire adapted from the literature, with closed questions related to the personal barriers to Physical Education, and the following open question: "Why do not you participate in the practical classes of Physical Education?". We verified the incidence of the following personal barriers in students to Physical Education in elementary school: injury or illness, fear or shame, laziness or fatigue, support of friends and the use of mobile phones. It is concluded with this study that the use of the cellular apparatus is one of the motivations for the students of the public school Professor Martinz de Aguiar not to participate in the classes. The influence of the use of the cellular apparatus in the involvement of the students in the practical classes of Physical Education is an issue that deserves attention in the schools nowadays.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAulas Práticaspt_BR
dc.subjectFundamentalpt_BR
dc.titleAs barreiras pessoais enfrentadas por estudantes para prática de educação física no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência. Através deste programa observou-se que existem estudantes do ensino fundamental da escola pública professor Martinz de Aguiar, da cidade de Fortaleza, que não participam das aulas práticas de Educação Física. O objetivo desta pesquisa foi analisar as barreiras pessoais em estudantes para prática de Educação Física nestes estudantes. O estudo é de cunho qualitativo e corte transversal. Para identificar os alunos que não participavam das aulas, acompanhamos durante um bimestre letivo quatro turmas do ensino fundamental, do 6ºano ao 9ºano. Após identificar os alunos não participantes, foi feito o convite aos mesmos para participarem do estudo, após aceitarem e assinarem um termo de assentimento livre e esclarecido do menor, os estudantes responderam um questionário adaptado da literatura, com perguntas fechadas relacionadas às barreiras pessoais para a Educação Física, e a seguinte pergunta aberta: “Porque você não participa das aulas práticas de Educação Física?”. Verificamos a incidência das seguintes barreiras pessoais nos estudantes para a Educação Física no ensino fundamental: lesão ou doença, o medo ou vergonha, a preguiça ou cansaço, apoio de amigos e discutimos os relatos relacionados a utilização aparelho celular. Conclui-se com este estudo que a utilização do aparelho celular apresenta-se como uma das motivações para os estudantes da escola pública Professor Martinz de Aguiar não participarem das aulas. A influência da utilização do aparelho celular no envolvimento dos alunos nas aulas práticas de Educação Física é uma questão que merece atenção nas escolas nos dias atuais.pt_BR
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