Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36595
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A sociodiceia europeia e seu avesso: a propósito de raízes do Brasil desde a colonialidade do poder
Autor(es): Oliveira, Marcos de Jesus
Palavras-chave: Sociodiceia europeia;Sociologia da inautenticidade;Modernidade ocidental;Raízes do Brasil
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: Oliveira, M. J. (2018)
Resumo: Adotar o ponto de vista da “Sociologia da Inautenticidade” (SOUZA, 2000) só faz sentido se assumirmos como verdadeiras as narrativas eurocêntricas sobre a modernidade europeia. A “provincialização da Europa”, para retomar a belíssima expressão de Dipesh Chakrabarty (2000), mostrará que a modernidade, lá e cá, se compõe por meio de temporalidades diversas e que é indissociável da colonialidade, de um conjunto de elementos aos quais se ligam exploração, dominação e violência (cf. QUIJANO, 2014). A hipótese de uma singularidade europeia irredutível marcada por processos inexoráveis como, por exemplo, o desencantamento do mundo, a emergência do individualismo, a supremacia dos processos de racionalização e/ou a crescente divisão social do trabalho, reitera a perspectiva linear ecartesiana segundo a qual os processos históricos são unidirecionais, impondo seu universo normativo e de valores como inevitável. [...]
Descrição: OLIVEIRA, Marcos de Jesus. A sociodiceia europeia e seu avesso: a propósito de raízes do Brasil desde a colonialidade do poder. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 49, n. 2, p. 419-437, jul./out. 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36595
ISSN: 2318-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mjoliveira.pdf175,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.