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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDeus, Ênio Pontes de-
dc.contributor.authorCodes, Rodrigo Nogueira de-
dc.date.accessioned2012-08-28T18:36:43Z-
dc.date.available2012-08-28T18:36:43Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCODES, R. N. de. Estudo da maecânica da danificação aplicada ao concreto com efeitos de corrosão. 2006. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3669-
dc.description.abstractDamage and failure of concrete are widely investigated in the framework of continuum damage mechanics. Various models exist in the literature and describe quite well a variety of observed phenomena depending on their complexity. The main objective of the work is to investigate and model the effects of corrosion on damage and failure properties of concrete. Initially, we made tests of traction and compression in some specimens of concrete, some of them submitted to the corrosion in a salt spray chamber (with different periods of time) and others without any corrosion, to determine the mechanical behaviour of the concrete taking itself in consideration the effect of the corrosion. For the traction test, we developed a device composed of steel parts, where, with this test, we can obtain the stress strain curve using the same specimens in traction and in compression. With these experimental results, using the Continuum Damage Mechanics, an elastic model coupled to damage was used to model the behaviour of the concrete. A first stage, isotropic elasticity and isotropic damage (with only one scalar variable D) was used, but including corrosion effects. With the results, we can analyze the evolution of damage in the concrete with relation to the time of exposition of the specimens in the salt spray chamber and function of the mechanical loading.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiência dos materiaispt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectOxidaçãopt_BR
dc.titleEstudo da mecânica da danificação aplicada ao concreto com efeitos de corrosãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA danificação e a falha do concreto são largamente investigadas no ramo da Mecânica do Dano em Meios Contínuos. Vários modelos existem na literatura e descrevem muito bem uma variedade de fenômenos observados, dependendo de sua complexidade. O principal objetivo deste trabalho é investigar e modelar os efeitos da corrosão no dano e falha das propriedades do concreto. Inicialmente, foram feitos ensaios de tração e de compressão em alguns corpos-de-prova intactos sem que tivessem sido submetidos a nenhuma corrosão para determinar o comportamento mecânico do concreto. Outros foram submetidos a uma câmara de corrosão acelerada Salt Spray (durante períodos de tempo diferentes) para determinar esse comportamento considerando a corrosão. Para o ensaio de tração, foi desenvolvido um dispositivo composto de peças de aço, onde se pode realizar esse ensaio de tal maneira a se obter os gráficos de tensão deformação utilizando corpos-de-prova cilíndricos iguais aos usados para a compressão. Com esses resultados experimentais, utilizando a Mecânica do Dano em Meios Contínuos, um modelo elástico acoplado ao dano é usado para modelar o comportamento do concreto. Em um primeiro estágio, a elasticidade isotrópica e o dano isotrópico (somente com uma variável escalar D) são usados, mas incluindo-se os efeitos da corrosão. Nos resultados, é analisada a evolução do dano no concreto em relação ao tempo de exposição dos corpos-de-prova na câmara de corrosão acelerada Salt Spray e em função dos carregamentos mecânicos.pt_BR
dc.title.enStudy of mechanical damage applied to concrete effective corrosionpt_BR
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