Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorLopes, Sara Oquendo-
dc.date.accessioned2018-10-26T15:43:28Z-
dc.date.available2018-10-26T15:43:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLopes, S. O.; Ciasca, M. I. F. L (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36755-
dc.descriptionLOPES, Sara Oquendo. A relação entre a formação inicial do pedagogo e as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. 50f. 2018 - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.description.abstractThis paper deals with the relation between the initial formation of the pedagogue and the evaluation as a tool of the teaching and learning process. Conducting a formative evaluation requires intensive reflection and action from the teacher and the educator must be trained accordingly. Bibliographic research is supported by evaluation theorists such as Luckesi, Hoffmann and Esteban. In order to analyze through documentary research the curriculum of the pedagogy course of the Federal University of Ceará. Next, the results obtained from the application of a questionnaire with the students of the last two semesters of the mentioned course are discussed, in order to analyze how these students are being trained on how to evaluate. For the classroom is a conducive environment to break with a culture of tests and exams that contribute to the exclusion and evasion of education systems. The researched university does not present specific compulsory subjects on learning assessment, but students understand the role of evaluation and its consequences for an inclusive practice and improvement of the quality of education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjecttrainingpt_BR
dc.titleA relação entre a formação inicial do pedagogo e as concepções e práticas de avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho trata da relação entre a formação inicial do pedagogo e da avaliação como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem. Realizar uma avaliação formativa exige do professor um trabalho intensivo de reflexão e ação, no qual o educador deve ser formado adequadamente para isso. A pesquisa bibliográfica está amparada por teóricos da avaliação como Luckesi, Hoffmann e Esteban. Encaminha-se com o objetivo de analisar através de pesquisa documental o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Em seguida, são discutidos os resultados obtidos da aplicação de questionário com os alunos dos dois últimos semestres do referido curso, a fim de analisar como esses alunos estão sendo formados para avaliar, pois, a sala de aula é um ambiente propício para romper com uma cultura de testes e exames que contribuem para a exclusão e evasão dos sistemas de ensino. A pesquisa é descritiva e de campo, os resultados apontam que embora a universidade pesquisada não apresente disciplinas obrigatórias específicas sobre avaliação da aprendizagem, os alunos compreendem o papel da avaliação e seus desdobramentos para uma prática inclusiva e melhoria da qualidade da educação.pt_BR
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_solopes.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.