Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, José Valter Lopes-
dc.contributor.authorUchôa, Francisco José Santos-
dc.date.accessioned2018-11-06T12:38:50Z-
dc.date.available2018-11-06T12:38:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationUCHÔA, Francisco José Santos. A geometria esférica e a distância entre dois pontos do globo na perspectiva do GeoGebra. 47 f. 2018 Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36871-
dc.description.abstractThe present work is characterized by an exploratory and descriptive study of a qualitative nature of cross-sectional design. The research period was held in 2017 with the participation of high school students from a private school in the city of Fortaleza. The objective of this study was to promote the teaching of learning from concepts about spherical geometry in a dynamic and contextual way, approaching the calculation of the distance between two points on its surface, given its geographical coordinates latitude and longitude on a Geogebra software modeling. We used as theoretical foundation several authors among them STWART 2012, HELLMEISTER 2004, BORBA 2010. It was concluded that the use of Geogebra software in the teaching of spherical geometry in particular in calculating the distance between two points in the Terrestrial Globe was satisfactory. We hope that this study has contributed in the teaching and learning process of mathematics and specifically of Spherical Geometry in a current and contextualized way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeometria não-Euclidianapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectNon-Euclidean geometrypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleA geometria esférica e a distância entre dois pontos do globo na perspectiva do GeoGebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho caracteriza-se por um estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa de delineamento transversal. O período da pesquisa aconteceu no ano 2017 tendo como participantes os alunos de ensino médio de uma escola particular do município de Fortaleza. Objetivou-se promover o ensino aprendizagem a partir de conceitos sobre a geometria esférica de forma dinâmica e contextual, abordando o cálculo da distância entre dois pontos em sua superfície, dados suas coordenadas geográficas latitude e longitude sobre uma modelagem do software Geogebra. Utilizamos como fundamentação teórica diversos autores entre eles STWART 2012, HELLMEISTER 2004, BORBA 2010. Concluiu-se que a utilização do software Geogebra no ensino de Geometria esférica em particular no cálculo da distância entre dois pontos no Globo Terrestre foi satisfatório. Esperamos com esse estudo ter contribuído no processo de ensino e aprendizagem da matemática e especificamente da Geometria Esférica de forma atual e contextualizada.pt_BR
dc.title.enThe spherical geometry and the distance between two points of the globe in the perspective of GeoGebrapt_BR
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_fjsuchoa.pdf2,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.