Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36907
Tipo: TCC
Título: O adolescente infrator interno no Centro Educacional São Miguel
Autor(es): Silva, Geovani Pinheiro da
Orientador: Sá, Leonardo Damasceno de
Palavras-chave: Programas;Projetos;Adolescentes
Data do documento: 2008
Citação: Silva, G. P.; Sá, L. D. (2008)
Resumo: Esta monografia tem como objetivos: identificar as regiões de onde se originam os adolescentes infratores internos no CESM; traçar o perfil desses internos; verificar os programas e projetos utilizados pelo CESM que visam à reeducação desses internos; os processos de avaliação e, finalmente, propor, se for o caso e com base nos resultados da pesquisa, melhorias nas ações daquele centro. Para tanto, procuramos contextualizar o Estatuto da Criança e do Adolescente, suas medidas, ataques e elogios que vem sofrendo ao longo de sua criação. Tratou-se também da impunidade e a redução da idade penal. Assim, recorremos para embasar teoricamente o assunto, a autores como: Aberastury (1988), Baptista Neto (1999), Jorge (2004), Seda (1991), Saraiva (1999), Marques (1996), Mendez (1991), dentre outros. A pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva na medida em que se explicam fenômenos, suas características, causas e relações com outros fatos. Quanto à aplicação dos resultados é uma pesquisa aplicada. Quanto ao tipo é bibliográfica e de campo. A coleta de dados foi feita através de entrevistas padronizadas, questionários e formulários dirigidos à direção, funcionários e internos do Centro Educacional São Miguel. Concluímos, ao traçarmos o perfil dos internos da instituição pesquisada, estes são originários do interior do estado e de diversos bairros periféricos de Fortaleza, em sua maioria com grau de escolaridade baixa, provenientes de famílias de baixa renda e que ao serem internados naquele centro para cumprimento de decisão judicial são submetidos a programas pedagógicos e profissionalizantes, contudo a dificuldade de ressocialização decorre da falta de apoio sócio-político e familiar quando do seu regresso à sociedade. Palavras-chave: , Estatuto da Criança e do Adolescente, Impunidade, Redução da idade.
Descrição: SILVA, Geovani Pinheiro da.O adolescente infrator interno no Centro Educacional São Miguel. 2008. 91f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Especialização em Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, Fortaleza (CE), 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36907
Aparece nas coleções:ECDHSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_gpsilva.pdf717,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.