Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073
Title in Portuguese: A perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógica
Author: Lopes, Maria do Socorro Tomaz
Advisor(s): Costa, Sinara Almeida da
Keywords: Criança
Cuidar
Educação infantil
Issue Date: 2012
Citation: Lopes, M. S. T.; Costa, S. A. (2012)
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa trata sobre a perspectiva das professoras de Creche e Pré-Escola sobre o papel do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) na sua prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo foi compreender a perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre possíveis impactos do PROINFANTIL na sua prática com as crianças. Este trabalho teve como respaldo teórico os autores Cruz (2010), Oliveira-Formosinho e Kishimoto (2002) e Kramer (2000). A metodologia constou da realização de entrevistas individuais semi estruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Infantil. Esta pesquisa trata de uma abordagem qualitativa onde é estabelecida uma relação intrínseca de interações com as entrevistadas envolvendo as experiências diárias pautadas em seus conhecimentos formados. A pesquisa mostrou que os elementos presentes nas concepções de todas as docentes induzem a ideia de uma infância única e descontextualizada. Também deixa visível que o objetivo da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental e guardá-la enquanto sua família trabalha fora de casa. Outro aspecto constatado foi o entusiasmo manifestado pelas professoras com a possibilidade de voltarem a estudar e com perspectiva de serem habilitados como professoras. Nesse sentido, a concepção e os instrumentos de aprendizagem e de avaliação mostram-se efetivos neste processo. O fato de a leitura e a escrita percebam o seu próprio processo formativo, avaliando os conteúdos desenvolvidos e se auto-avaliando, como também a construção de uma prática transformadora.
Description: LOPES, Maria do Socorro Tomaz. A perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógica. 2012. 60f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mstlopes.pdf399,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.