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Title in Portuguese: Brincadeiras e jogos populares na educação infantil na perspectiva das famílias das crianças
Author: Araújo, Maria das Graças
Advisor(s): Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Keywords: Brincadeiras e jogos populares
Educação Infantil
Famílias
Cuidados com a Criança
Educação da Criança
Brincadeiras Educativas
Issue Date: 2012
Citation: Araújo, M. G.; Cruz, R. C. A. (2012)
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa trata das brincadeiras e jogos populares na Educação Infantil na perspectiva das famílias. Seu objetivo é analisar o papel atribuído pelas famílias das crianças às brincadeiras e jogos populares na Instituição de Educação Infantil. A investigação se apoiou, principalmente, nas reflexões teóricas de Kishimoto (1993) e Brougere (2004). A pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada em uma instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede Municipal da cidade de Graça, no Estado do Ceará. A estratégia utilizada para a coleta de dados foi a entrevista com 04 famílias das crianças de creche e pré- escola. Os resultados encontrados revelam que a instituição precisa inserir mais as famílias das crianças no contexto de jogos e brincadeiras populares. A partir das análises dos dados, percebe-se que, na visão dos sujeitos entrevistados, embora eles tenham uma incidência de prática de jogos populares em suas infâncias, as crianças de hoje os praticam às vezes somente nas instituições, dando preferência, nas suas horas de lazer, aos jogos eletrônicos. Foi enfatizada também pelas famílias a importância de trabalhar os jogos e brincadeiras populares com as crianças na escola.
Abstract: This research deals with the perspective of the teachers of Nursery and Preschool on the role of the Initial Training Program for Teachers in Early Childhood Education in Exercise (PROINFANTIL) in their teaching. The main objective of this study was to understand the perspective of the teachers of kindergarten and pre-school about possible impacts of PROINFANTIL in their practice with children. This work was supported by theoretical authors Cruz (2010), Oliveira-Formosinho and Kishimoto (2002) and Kramer (2000). The methodology consisted of conducting semi-structured interviews conducted with two teachers of kindergarten. This research is a qualitative approach which is established an intrinsic relationship of the respondents involving interactions with the everyday experiences guided by their knowledge formed. Research has shown that the elements present in the conceptions of all teachers induce the idea of a unique childhood and decontextualized. It also makes clear that the goal of early childhood education is to prepare the child for entry into elementary school and save it as your family works outside the home. Another aspect noted was the enthusiasm shown by teachers with the opportunity to go back to school and with the prospect of being qualified as teachers. In this sense, the design and the instruments of learning and assessment shows to be effective in this process. The fact that reading and writing realize their own learning process, evaluating the content developed and self-evaluating, as well as building a transformative practice. Keywords:
Description: ARAÚJO, Maria das Graças.Brincadeiras e jogos populares na educação infantil na perspectiva das famílias das crianças. 2012. 56f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37074
metadata.dc.type: TCC
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