Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085
Title in Portuguese: As concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhos
Author: Linhares, Maria Lídia
Advisor(s): Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Keywords: Criança
Brincadeira
Educação Infantil
Issue Date: 2012
Citation: Linhares, M. L., Cruz, R. C. A. (2012)
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa buscou estudar as concepções das coordenadoras sobre a brincadeira na Educação Infantil. Especificamente o objetivo foi analisar as concepções da coordenadora pedagógica da Educação Infantil sobre seu papel na brincadeira da criança. Foram também objeto de análise as concepções da coordenadora da pré-escola sobre criança, Educação Infantil e brincadeira, suas contribuições para incluir a brincadeira na rotina da pré-escola. Como referencial teórico básico foram adotadas as teorias de Vygotsky, Piaget, Wallon e os estudos de Kishimoto, no que se refere ao papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se constitui por um estudo de caso, em que foi adotado um questionário com questões abertas e fechadas como principal instrumento. O estudo foi realizado em três pré-escolas de Educação Infantil do município de Morrinhos, sendo três as coordenadoras que responderam os questionários. Os resultados encontrados revelaram que as coordenadoras consideram o brincar de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Elas apontam como uma estratégia de maior relevância dentro do contexto da pré-escola a brincadeira planejada e dirigida pelos professores utilizada com intencionalidade pedagógica. Apesar de considerarem que o brincar promove o desenvolvimento infantil, o conhecimento das coordenadoras sobre o assunto parece bastante superficial, de forma que o trabalho desenvolvido com as crianças ainda não é manifestado em sua totalidade, sendo deficiente na promoção da aprendizagem através das brincadeiras. Palavras-chave:
Description: LINHARES, Maria Lídia. As concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhos. 2012. 70f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mllinhares.pdf563,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.