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Title in Portuguese: S-commerce e o uso do instagram no processo de compra: um estudo em uma pequena empresa virtual de maquiagem
Author: Teixeira, Mariana Praciano
Advisor(s): Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Keywords: Marketing Digital
Instagram
S-Commerce
Maquiagem
Issue Date: 2018
Citation: TEIXEIRA, Mariana Praciano. S-commerce e o uso do instagram no processo de compra: um estudo em uma pequena empresa virtual de maquiagem. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: As empresas não podem ignorar a importância da Internet e das redes sociais como formas de atingir e comunicar-se com o cliente. Por isso, as formas de utilizar o Instagram como ferramenta de comunicação com o cliente em pequenas lojas de maquiagem online foram o foco desse estudo. Para isso, foi realizado um estudo de caso e uma pesquisa exploratória, com 288 clientes e não clientes da Yellowmix Store, que permitiu a análise dos fatos dentro do contexto prático. A análise dos dados mostrou que o Instagram é utilizado pelas usuárias com finalidade não apenas de rede social, mas também como fonte de informação, ferramenta de compra, auxílio na decisão de compra, que a comunicação entre empresa e consumidor, pode ser realizada através da plataforma. O Instagram é bem aceito como ferramenta de scommerce. O marketing digital através da plataforma mostrou resultados positivos, e é também uma ferramenta com bastante potencial de uso para comunicação com o cliente, podendo ser explorado em diferentes fases do processo de compra, sendo capaz de gerar um sentimento de proximidade com a marca para o cliente, e, consequentemente, contribuindo na criação de relacionamento com o consumidor.
Abstract: Business can not ignore the importance of web and social networks as ways to reach out and communicate with the costumers. Therefore, the ways of using Instagram as a tool for communicating with the client in small online makeup shops were the focus of this study. A case study and an exploratory survey were conducted with 288 clients and non-clients of Yellowmix Store, that allowed the analysis of the facts within the practical context. The analysis of the data showed that Instagram is used by consumers not only as an social network, but also as a source of information, a purchase tool, help in the purchase decision, and the communication between company and consumer can be carried out through the platform. Instagram is well accepted as an s-commerce tool. Digital marketing through the platform has shown positive results, and it is also a tool with great potential of use for communication with the customer, being able to be explored in different phases of the purchase process, generating a feeling of proximity with the brand for the client, and, consequently, contributing to the creation of a relationship with the consumer.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37219
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