Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37272
Title in Portuguese: Duolingo as a tool for learning the english language in the classroom to improve writing vocabulary
Title: Duolingo as a tool for learning the english language in the classroom to improve writing vocabulary
Author: Sousa, Gloubélia Maria Bezerra de
Advisor(s): Cardoso, Lídia Amélia de Barros
Keywords: Duolingo
Vocabulário
Aplicativo
Issue Date: 2017
Citation: Sousa, G.M.B.; Cardoso, L.A.B. (2017)
Abstract in Portuguese: O objetivo deste trabalho foi investigar a eficiência do Duolingo como uma ferramenta para ajudar no aprendizado de inglês como língua estrangeira (EFL). A investigação foi focada mais especificamente na melhoria do conhecimento do vocabulário por escrito. As evidências recolhidas emergiram do desempenho dos alunos antes e depois do uso da ferramenta. Duolingo é um aplicativo com plataforma fácil e divertida de usar para estudar línguas estrangeiras. A plataforma se desenvolve como um jogo em fases e desafios progressivos. A metodologia utilizada para esta pesquisa baseia-se na estrutura de projeto de pesquisa-ação. Isso significa que o estudo é caracterizado por ter o professor e os alunos em uma sala de aula real. Os participantes envolvidos para a coleta de dados consistem em dois grupos diferentes. Um grupo de controle, referido como Grupo A, com vinte e oito alunos do 6º ano (onze meninas e dezessete meninos) e um grupo experimental, referido como Grupo B, com vinte e três alunos do 6º ano (onze meninas e doze rapazes) todos com a faixa etária entre 10-13 anos. As aulas aconteceram uma vez por semana e duraram 100 minutos cada. Depois de investigar três lições experimentais com o aplicativo Duolingo, é justo dizer que não só o conhecimento do vocabulário foi melhorado por escrito, mas também ficou claro que o aplicativo serviu como uma ferramenta motivacional para os estudantes, pois eles demonstraram mais interesse e engajamento nas aulas. Os resultados desta pesquisa de ação sugerem que o uso de Duolingo como ferramenta para melhorar o vocabulário deve ser considerado uma ferramenta em potencial nas salas de aula. Duolingo também parece afetar positivamente os aspectos motivacionais, já que os alunos estavam claramente mais interessados em usar o aplicativo.
Abstract: The goal of this work was to investigate the efficiency of Duolingo as a tool to assist English as foreign language (EFL) learning. The investigation focused most specifically on the improvement of vocabulary knowledge in writing. The collected evidence emerged from students’ performance before and after the use of the tool. Duolingo is an APP with easy and fun to use platform for studying foreign language. The platform develops as a game in progressive phases and challenges. The methodology used for this research is based on the action research design framework. It thus means the study is characterized as having the teacher and students in a real classroom setting. The participants involved for data collection consist of two different groups. One control group, referred to as A, with twenty-eight 6th graders (eleven girls and seventeen boys) and an experimental group, referred to as B, with twenty-three 6th graders (eleven girls and twelve boys), within the 10-13 years old age range. The classes happened once a week and lasted 100 minutes each. After investigating three experimental lessons with Duolingo application it seems fair to say that not only vocabulary knowledge was improved in writing, but also, it became clear that the App served as a motivational tool for students, since they demonstrated more interest and engagement in classes. The results of this action research suggest that the use of Duolingo as tool for improving vocabulary should be considered a potential tool in classrooms. Duolingo also seems to affect positively on motivational aspects as students were clearly more interested using the App.
Description: SOUSA, Gloubérlia Maria Bezerra de. Duolingo as a tool for learning the English Language in the classroom to improve writing vocabulary. 2017. 38f. –TCC ( artigo)- Universidade Federal do Ceará, Curso de Letras, Língua Inglesa e suas Literaturas. Curso de Graduação em Letras Inglês, Fortaleza(CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37272
metadata.dc.type: Artigo
Appears in Collections:LETRAS - INGLÊS - Artigo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_gmbsousa.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.