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Tipo: TCC
Título: O papel das brincadeiras na educação infantil na concepção dos professores
Autor(es): Santos, Antônia Siebra de Lima
Orientador: Pinto, Georgia Albuquerque de Toledo
Palavras-chave: Prática docente na educação infantil;Ludicidade;Brincadeiras;Educational practice in the infantile education;Games
Data do documento: 2012
Citação: Santos, A. S. L.; Pinto, G. A. T. (2012)
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivoinvestigar o papel das brincadeiras na concepção dos professores deeducação infantil em sua prática docente. Com este intuito, duas professoras da escola pública de Juazeiro do Norte – CE foram entrevistadas:a primeira, com mais de dez anos de trabalho na educação infantil, e, a outra, com apenas dois anos, ou seja, pouca experiência na área, ambas atuam com crianças de 4 e 5 anos de idade em turnos diferentes. Desta forma, foi possível fazer uma análise comparativa sobre a concepção de cada professora em relação às brincadeiras na educação infantil na sua prática docente. Como embasamento teórico, ressalta-se a importância de Vygotsky (2002),Wallon(2002), Piaget (2002), Froebel (2002) como os principais estudiosos e defensores do brincar como ferramenta essencial para o processo de desenvolvimento da criança. Com base nesta pesquisa, conclui-se que as concepções dos professores em relação às brincadeiras na sua prática docente são bem semelhantes, apesar da diferença profissional que cada uma possui. Neste sentido, percebe-se que as professoras colocam sempre atividades que incluem as brincadeiras de forma a enriquecer o processo do desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Abstract: This research work has as objective, to investigate the paper of the games in the infantile education in the teachers' conception in his/her educational practice. With this intention, I interviewed two teachers of the public school of Juazeiro of the North - CE. A teacher, with more than ten years that works in the infantile education, and, the other, with only two years or be, inexperienced in this area, both act with children of 4 and 5 years of age in different shifts. This way, we can make a comparative analysis about each teacher's conception in relationship the games in the infantile education in his/her educational practice. As theoretical abasement, will emphasize the importance of Vygotsky (2002), Wallon(2002), Piaget (2002), Froebel (2002), as the main ones studious and defenders of playing as essential tool in the process of the child's development. With base in this research, can end that, the teachers' conceptions in relationship the games in his/her educational practice are very similar, in spite of the professional difference that each one possesses. In this sense, we noticed that the teachers always put activities that include the games, in way to enrich the process development and the child's learning.
Descrição: SANTOS, Antonia Siebra de Lima. O papel das brincadeiras na educação infantil na concepção dos professores. 2012. 54f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37293
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