Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37303
Title in Portuguese: Contação de histórias na educação infantil: uma prática necessária
Author: Moreira Neta, Brígida Sales
Advisor(s): Hollanda, Mônica Petralanda de
Keywords: Educação Infantil
Papel do Professor
Contação de histórias
Early Childhood Education
Role of the Teacher
Quote for stories
Issue Date: 2012
Citation: Moreira Neta, B. S.;Hollanda, M. P. (2012)
Abstract in Portuguese: A contação de histórias infantis pode promover o desenvolvimento das crianças pequenas e sua formação como leitora quando utilizada de forma apropriada pelo professor no seu trabalho pedagógico cotidiano na Educação Infantil. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar o uso da contação de histórias no trabalho pedagógico do professor e suas implicações para o desenvolvimento das crianças como leitoras. Os objetivos específicos se constituem emcompreender as contribuições da contação de história como instrumento propiciador do desenvolvimento infantil e da formação da criança como leitora; refletir sobre como a contação de histórias deve ser trabalhada pelo professor nas instituições de Educação Infantil e identificar como a contação de histórias vem sendo utilizada pelos professores no contexto de uma pré-escola pública do município de Tauá. Teve como embasamento teórico a perspectiva sociointeracionistaalicerçada nas contribuições teóricas de Vygotsky(1998, 2001), e de outros pesquisadores e estudiosos sobre o tema, como Abramovich(1997), Coelho(2001), Lajolo e Zilbermann (2002).Foi também desenvolvida uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e duas professoras de uma pré-escola pública do município de Tauá. Os resultados evidenciam que a utilização da contação de histórias no trabalho pedagógico efetuado com crianças pequenas é importante. Pois contribui para o seu desenvolvimento como leitoras. E além disso as crianças se interessam e se envolvem quando se trabalhatendo como recurso a contação de histórias. Palavras-chave:
Abstract: The quote for children's story can promote the development of small children and their training as lecturer when used appropriately by the professor in his pedagogical work daily in Early Childhood Education.This research aims at analyzing the use of quote for stories in pedagogical work of professor and its implications for the development of children as readers.The specific objectives are to understand the contributions of where history as an instrument propitiator of child development and training of the child as lecturer; reflect on how the quote for stories should be worked by professor in institutions for children's education and identify how the quote for stories has been used by teachers in the context of a pre-public school in the municipality of Tauá. Had as theoretical foundation to social interactionist perspective grounded in theoretical contributions of Vygotsky(1998, 2001), and other researchers and scholars on the topic, as Abramovich(1997), Rabbit(2001), and Lajolo Zilbermann (2002). It has also developed a field research, qualitative, where semi-structured interviews with the pedagogical coordinator and the teachers of a pre-public school in the municipality of Tauá.The results show that the use of quote for stories in pedagogical work performed with small children is important. Has significant value for their development as readers. That children are interested and if they involve when working having as a resource to quote for stories.
Description: MOREIRA NETA, Brígida Sales Contação de histórias na educação infantil: uma prática necessária. 2012. 81f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37303
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_bsmoreiraneta.pdf903,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.