Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37366
Title in Portuguese: Família e instituição de educação infantil: uma relação fundamental para o desenvolvimento da criança
Author: Lima, Soraide Paz de Oliveira
Advisor(s): Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Keywords: Educação Infantil
Professora
Famílias das crianças
Issue Date: 2012
Citation: Lima, S. P. O.; Cruz, R. C. A. (2012)
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa aborda a relação entre família e instituição de Educação Infantil. Seu objetivo é investigar as concepções das famílias, da professora e da coordenadora sobre o papel da família e da instituição na educação e cuidado das crianças. A investigação se apoiou, principalmente: nos escritos de Ariès (1981), Kuhlmann Jr. (1998) e Cruz (2000), sobre o histórico do atendimento às crianças; na legislação brasileira que enfoca, direta ou indiretamente, as relações entre família e instituição de educação, destacando-se a Constituição Federal (BRASIL, 1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (BRASIL, 1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996) e a Resolução nº 5 do Conselho Nacional de Educação – CNE (BRASIL, 2009); e nos estudos de Vygotsky (1988, 1993, 1998) sobre o desenvolvimento psicológico da criança. A investigação é qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida a partir de um estudo de caso. Para realizar a coleta de dados, buscou-se ouvir os sujeitos família, professora e coordenadora de uma escola pertencente à rede municipal de ensino do município de Fortaleza, através de entrevistas semiestruturadas. Para registro, foram feitas gravações em vídeos e amostras fotográficas. A análise dos dados revelou que as famílias desconhecem o objetivo principal da Educação Infantil, atribuindo a ela um papel escolarizante. A professora e a coordenadora, embora conheçam os objetivos desta etapa da educação básica, revelaram que suas ações pedagógicas parecem não ser coerentes com seus discursos. Suas falas, durante as entrevistas, indicaram inexistir um trabalho que favoreça as relações entre as famílias das crianças e a instituição. Conclui-se, portanto, que relações entre famílias e instituição de educação favorecedora de desenvolvimento para as crianças, centrada no educar e cuidar, parece estar longe de ser realidade na instituição investigada. Ressalta-se que estes resultados não são exclusividade desta unidade, mas de uma parcela das escolas e creches que atendem às crianças em idade de Educação Infantil, em nosso país, pois outras pesquisas comprovam isto.
Description: LIMA, Soraide Paz de Oliveira. Família e instituição de educação infantil: uma relação fundamental para o desenvolvimento da criança. 2012. 73f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37366
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_spolima.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.